Libras na educação infantil

proposta de critérios para a elaboração de um planejamento de ensino de Libras em escolas regulares.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a11

Palabras clave:

Libras na educação infantil, planejamento no ensino de Libras, educação e desenvolvimento de lingua(gem)

Resumen

Este artigo tem como objetivo propor ou sugerir critérios que direcionam a elaboração de um planejamento de ensino de Libras seja L1 ou L2, mais adequado e significativo para crianças no ambiente escolar. As investigações, de caráter qualitativo e bibliográfico geraram reflexões e perspectivas que atualmente são apresentadas na literatura que envolve essa temática na área da educação infantil. Para tanto, as discussões foram embasadas em teóricos como Quadro e Cruz (2011), Gesser (2010), Vygotsky (1997) dentre outros. Os resultados mostraram que na elaboração de um planejamento de ensino de Libras, L1 ou L2 para crianças sugere-se como critérios: considerar os processos de aquisição de língua e desenvolvimento da linguagem; em qual estágio de desenvolvimento e cognição as crianças estão, para identificar o que está adequado e o que necessita ser adquirido e, também, a quantidade de crianças ouvintes e surdas no contexto escolar, observando se será preciso mais abordagens metodológicas de ensino como L1 ou como L2. Além disso, constatou-se que na produção acadêmica na área da Libras, pouquíssimos foram os trabalhos encontrados que norteiam a prática de ensino de Libras para a educação infantil.

Palavras-chave: libras na educação infantil, planejamento no ensino de Libras, educação e desenvolvimento de lingua(gem).

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Biografía del autor/a

Andréa Guimarães Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e em Letras/Libras pela UFG/GO (2016). Especialista em Audilogia pelo CEFAC (2002) , em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB (2008) e Especialista em Docência em Libras (2016). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2016 e do Curso de Pós-Graduação em Libras pela Uníntese e atua, principalmente nas áreas de Linguística das Línguas de Sinais, Ensino de Libras e da Escrita da Línguas de Sinais ELiS. Compõe o grupo de pesquisa do Laboratório LALELiS - Laboratório de Leitura e Escrita das Línguas de Sinais.

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Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Carvalho, A. G., & Brasil, Y. J. dos S. (2022). Libras na educação infantil: proposta de critérios para a elaboração de um planejamento de ensino de Libras em escolas regulares. The ESPecialist, 43(2), 174–201. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a11

Número

Sección

Papers