O ensino de Inglês para fins específicos em cursos de ensino superior no Brasil

uma perspectiva crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e57124

Palabras clave:

Inglês para Fins Específicos, Ensino-aprendizagem de inglês, Análise Crítica de Necessidades

Resumen

O Inglês para Fins Específicos surgiu mundialmente como resultado de demandas para a comunicação em língua inglesa em ambientes profissionais, ocupacionais e acadêmicos e se consolidou como um subcampo na Linguística Aplicada. No Brasil, na década de setenta, se tornou mais conhecido por Inglês Instrumental, componente curricular ainda mantido em diversos cursos superiores no qual a ementa objetiva a leitura. Mas, o contexto de prática de universidades mais interiorizadas carece de propiciamentos na língua para que aprendizes possam alcançar o desenvolvimento de aprendizagens para leitura. Neste artigo, sintetizamos o percurso do desenvolvimento da abordagem no mundo e no país e aludimos uma prática em correlação com a do Inglês Geral, já que o nível de especificidade de um curso pode ser uma questão contestável ao estabelecer e diferenciar os objetivos de ambas as abordagens. Para tentar sanar possíveis carências de proficiência para a leitura em língua inglesa, este artigo sintetiza o percurso do Inglês para Fins Específicos, faz uma correlação com o Inglês Geral e defende uma Análise de Necessidades, ponto de partida de um curso para fins específicos, que leve em conta as peculiaridades dos percursos formativos dos aprendizes, suas necessidades e desejos de aprendizagem, em uma perspectiva crítica de línguas para fins específicos.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AGUIRRE BELTRÁN, B. Aprendizaje y enseñanza de español con fines específicos: Comunicación en ámbitos académicos y profesionales. Madrid: SGEL, 2012.

BASTURKMEN, H. Developing courses in English for specific purposes. University of Auckland: Macmillan, 2010.

BELCHER, D. Trends in Teaching English for Specific Purposes. Annual Review of Applied Linguistics. V. 24, 165-186, 2004.

BELCHER, D. English for specific purposes: teaching to perceived needs and imagined futures in worlds of work, study, and everyday life. Tesol Quarterly. V. 40. p.133-156, 2006.

BELCHER, D. English for Specific Purposes in Theory and Practice. Ann Arbor, University of Michigan Press, 2009.

BELCHER, D.; JOHNS, A. M.; PALTRIDGE, B. New Directions in English for Specific Purposes Research. University of Michigan, 2011.

BELCHER, D. Recent Developments in English for Specific Purposes. In: STOJKOVIĆ; TOŠIĆ; NEJKOVIĆ. Synergies of English for Specific Purposes and Language Learning Technologies. p. 2-19, 2017.

BENESCH, S. Critical English for academic purposes: Theory, politics, and practice. Routledge, 2001.

BLOOR, M. The English language and ESP teaching in the 21st century. In: ESP in Latin America. F. MEYER, A. BOLIVAR, J. FEBRES, M. B. SERRA (eds.) Universidad de los Andes. CODREPE, 1997.

CHALIKANDY, M. A. A Comprehensive Method for Teaching English for Specific Purpose. Buraimi, AWEJ. v.4. 2013.

CORACINI, Sandra Regina. O desenvolvimento da autonomia e o empoderamento de aprendizes de inglês instrumental no contexto de graduação de fronteira sul do Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022.

DUDLEY-EVANS, T.; ST. JOHN, M.J. Developments in English for Specific Purposes. A multidisciplinary approach. Cambridge: CUP, 1998.

FAREA, Wafa Ahmed; SINGH, Manjet Kaur Mehar. A target English needs analysis on ESP course: Exploring medical students’ perceptions of necessities at a Yemeni university. 2024.

FIORITO, L. Teaching English for Specific Purposes (ESP). UsingEnglish. com, 2005.

FIORITO, Lorenzo. English for Special Purposes as a research field: From practice to theory. International Journal of Language Studies, v. 13, n. 4, 2019.

HASSAN, Abrar-ul, Shahid. State-of-the-art review: Revisiting the ins and outs of ESP practice. Professional and Academic English, v. 39, p. 4-11, 2012.

HELMER, A. K. Critical English for Academic Purposes: Building on Learner, Teacher, and Program Strengths. Journal of English for Academic Purposes. V. 12, 273-287, 2013.

HOSSAIN, Jamal. ESP needs analysis for engineering students: A learner centered approach. Presidency University, v. 2, n. 2, p. 16-26, 2013.

HOWATT, A. P. R. A history of English Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1984.

HUTCHINSON T.; WATERS A. English for Specific Purposes: A Learning- centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

HYLAND, K.; HAMP-LYONS, L. EAP: Issues and directions. Journal of English for Academic Purposes, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2002.

HYLAND, K. Specificity revisited: How far should we go now? English for Specific Purposes. V. 21. P. 385-395, 2002.

HYLAND, K. Specific Purpose Programs. In: LONG, M. H.; Doughty, J. C. The handbook of language teaching. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2009.

HYLAND, K. General and specific EAP. In: HYLAND, K.; SHAW, P. The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. London/New York: Routledge, 2016.

LESIAK-BIELAWSKA, E. D. English for Specific Purposes in Historical Perspective. English for Specific Purposes World, v. 46, p. 1-23, 2015.

MARCU, Nicoleta Aurelia. Designing functional ESP (English for Specific Purposes) courses. Procedia manufacturing, v. 46, p. 308-312, 2020.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. 4 ed. São Paulo: Parábola, 2013.

RAMOS, R. C. G. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da. Línguas para Fins Específicos: Revisitando Conceitos e Práticas. São Paulo: Pontes, 2019.

ROSSINI, A. M. Z. P. O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação em um curso de Inglês para Fins Específicos na área jurídica. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

SALMANI-NODOUSHAN, Mohammad Ali. English for specific purposes: Traditions, trends, directions. Studies in English Language and Education, v. 7, n. 1, p. 247-268, 2020.

SWALES, J. M. Languages for specific purposes. Annual Review of Applied Linguistics, v.20, 59-76, 2000.

UPTON, Thomas A. LSP at 50: looking back, looking forward. Ibérica 23, 9-28, 2012.

VIAN JR, O. Inglês Instrumental, Inglês para Negócios e Inglês Instrumental para Negócios. D.E.L.T.A., Vol. 15, p. 437-457. N especial, 1999.

VILAÇA, M. L. C. English for Specific Purposes: Fundamentos do Ensino de Inglês para Fins Específicos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, N. 34, 2010.

WILLIANS, C. The future of ESP studies: building on success exploring new paths, avoiding pitfalls. Open Edition Journals. N. 66. 137-150, 2014.

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Coracini, S. R., Seerig, E. ., & Amariz, C. de M. (2024). O ensino de Inglês para fins específicos em cursos de ensino superior no Brasil: uma perspectiva crítica. The ESPecialist, 45(5), 4–19. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e57124