O ensino de Inglês para fins específicos em cursos de ensino superior no Brasil
uma perspectiva crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e57124Palabras clave:
Inglês para Fins Específicos, Ensino-aprendizagem de inglês, Análise Crítica de NecessidadesResumen
O Inglês para Fins Específicos surgiu mundialmente como resultado de demandas para a comunicação em língua inglesa em ambientes profissionais, ocupacionais e acadêmicos e se consolidou como um subcampo na Linguística Aplicada. No Brasil, na década de setenta, se tornou mais conhecido por Inglês Instrumental, componente curricular ainda mantido em diversos cursos superiores no qual a ementa objetiva a leitura. Mas, o contexto de prática de universidades mais interiorizadas carece de propiciamentos na língua para que aprendizes possam alcançar o desenvolvimento de aprendizagens para leitura. Neste artigo, sintetizamos o percurso do desenvolvimento da abordagem no mundo e no país e aludimos uma prática em correlação com a do Inglês Geral, já que o nível de especificidade de um curso pode ser uma questão contestável ao estabelecer e diferenciar os objetivos de ambas as abordagens. Para tentar sanar possíveis carências de proficiência para a leitura em língua inglesa, este artigo sintetiza o percurso do Inglês para Fins Específicos, faz uma correlação com o Inglês Geral e defende uma Análise de Necessidades, ponto de partida de um curso para fins específicos, que leve em conta as peculiaridades dos percursos formativos dos aprendizes, suas necessidades e desejos de aprendizagem, em uma perspectiva crítica de línguas para fins específicos.
Métricas
Citas
AGUIRRE BELTRÁN, B. Aprendizaje y enseñanza de español con fines específicos: Comunicación en ámbitos académicos y profesionales. Madrid: SGEL, 2012.
BASTURKMEN, H. Developing courses in English for specific purposes. University of Auckland: Macmillan, 2010.
BELCHER, D. Trends in Teaching English for Specific Purposes. Annual Review of Applied Linguistics. V. 24, 165-186, 2004.
BELCHER, D. English for specific purposes: teaching to perceived needs and imagined futures in worlds of work, study, and everyday life. Tesol Quarterly. V. 40. p.133-156, 2006.
BELCHER, D. English for Specific Purposes in Theory and Practice. Ann Arbor, University of Michigan Press, 2009.
BELCHER, D.; JOHNS, A. M.; PALTRIDGE, B. New Directions in English for Specific Purposes Research. University of Michigan, 2011.
BELCHER, D. Recent Developments in English for Specific Purposes. In: STOJKOVIĆ; TOŠIĆ; NEJKOVIĆ. Synergies of English for Specific Purposes and Language Learning Technologies. p. 2-19, 2017.
BENESCH, S. Critical English for academic purposes: Theory, politics, and practice. Routledge, 2001.
BLOOR, M. The English language and ESP teaching in the 21st century. In: ESP in Latin America. F. MEYER, A. BOLIVAR, J. FEBRES, M. B. SERRA (eds.) Universidad de los Andes. CODREPE, 1997.
CHALIKANDY, M. A. A Comprehensive Method for Teaching English for Specific Purpose. Buraimi, AWEJ. v.4. 2013.
CORACINI, Sandra Regina. O desenvolvimento da autonomia e o empoderamento de aprendizes de inglês instrumental no contexto de graduação de fronteira sul do Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2022.
DUDLEY-EVANS, T.; ST. JOHN, M.J. Developments in English for Specific Purposes. A multidisciplinary approach. Cambridge: CUP, 1998.
FAREA, Wafa Ahmed; SINGH, Manjet Kaur Mehar. A target English needs analysis on ESP course: Exploring medical students’ perceptions of necessities at a Yemeni university. 2024.
FIORITO, L. Teaching English for Specific Purposes (ESP). UsingEnglish. com, 2005.
FIORITO, Lorenzo. English for Special Purposes as a research field: From practice to theory. International Journal of Language Studies, v. 13, n. 4, 2019.
HASSAN, Abrar-ul, Shahid. State-of-the-art review: Revisiting the ins and outs of ESP practice. Professional and Academic English, v. 39, p. 4-11, 2012.
HELMER, A. K. Critical English for Academic Purposes: Building on Learner, Teacher, and Program Strengths. Journal of English for Academic Purposes. V. 12, 273-287, 2013.
HOSSAIN, Jamal. ESP needs analysis for engineering students: A learner centered approach. Presidency University, v. 2, n. 2, p. 16-26, 2013.
HOWATT, A. P. R. A history of English Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1984.
HUTCHINSON T.; WATERS A. English for Specific Purposes: A Learning- centred Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
HYLAND, K.; HAMP-LYONS, L. EAP: Issues and directions. Journal of English for Academic Purposes, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2002.
HYLAND, K. Specificity revisited: How far should we go now? English for Specific Purposes. V. 21. P. 385-395, 2002.
HYLAND, K. Specific Purpose Programs. In: LONG, M. H.; Doughty, J. C. The handbook of language teaching. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2009.
HYLAND, K. General and specific EAP. In: HYLAND, K.; SHAW, P. The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. London/New York: Routledge, 2016.
LESIAK-BIELAWSKA, E. D. English for Specific Purposes in Historical Perspective. English for Specific Purposes World, v. 46, p. 1-23, 2015.
MARCU, Nicoleta Aurelia. Designing functional ESP (English for Specific Purposes) courses. Procedia manufacturing, v. 46, p. 308-312, 2020.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. 4 ed. São Paulo: Parábola, 2013.
RAMOS, R. C. G. In: SILVA JÚNIOR, A. F. da. Línguas para Fins Específicos: Revisitando Conceitos e Práticas. São Paulo: Pontes, 2019.
ROSSINI, A. M. Z. P. O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação em um curso de Inglês para Fins Específicos na área jurídica. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SALMANI-NODOUSHAN, Mohammad Ali. English for specific purposes: Traditions, trends, directions. Studies in English Language and Education, v. 7, n. 1, p. 247-268, 2020.
SWALES, J. M. Languages for specific purposes. Annual Review of Applied Linguistics, v.20, 59-76, 2000.
UPTON, Thomas A. LSP at 50: looking back, looking forward. Ibérica 23, 9-28, 2012.
VIAN JR, O. Inglês Instrumental, Inglês para Negócios e Inglês Instrumental para Negócios. D.E.L.T.A., Vol. 15, p. 437-457. N especial, 1999.
VILAÇA, M. L. C. English for Specific Purposes: Fundamentos do Ensino de Inglês para Fins Específicos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, N. 34, 2010.
WILLIANS, C. The future of ESP studies: building on success exploring new paths, avoiding pitfalls. Open Edition Journals. N. 66. 137-150, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.