Telecolaboração em uma rede de pesquisa internacional

Autores/as

  • Karin Adriane Henschel Pobbe RAMOS Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP, Assis, SP, Brasil; Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação
  • Kelly Cristiane Henschel Pobbe de CARVALHO Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP, Assis, SP, Brasil; Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a14

Resumen

Os processos de internacionalização institucional têm sido uma preocupação constante entre os pesquisadores universitários em todo o mundo, considerando a urgente demanda da comunidade acadêmica em contribuir para a solução dos problemas da sociedade contemporânea (BRENNAN; KING; LEBEAU, 2004), especialmente considerando os cenários pandêmico e pós-pandêmico. Este estudo tem como objetivo discutir uma experiência que vem sendo desenvolvida sobre a divulgação da cultura, da língua e da literatura em contextos de intercâmbio virtual (O’DOWD; LEWIS, 2016). As ações são desenvolvidas em parcerias entre universidades, entre as quais já existe um histórico de atividades relacionadas ao projeto “Teletandem Brasil” (TELLES; VASSALO, 2006). Esses estudos estão vinculados a uma rede internacional de pesquisa do Programa Capes-PrInt-UNESP, intitulado “Difusão de cultura, língua e literatura em contextos de telecolaboração”. As reflexões empreendidas, neste trabalho, baseiam-se nas seguintes preocupações: (a) como os estudos sobre telecolaboração têm contribuído para o processo de internacionalização da instituição envolvida; (b) quais são as contribuições dessas pesquisas para a democratização do acesso a bens culturais, linguísticos e literários. A importância dessas discussões reside na constituição de um espaço de estudos sobre os processos de internacionalização institucional e permite traçar ações de enfrentamento aos desafios futuros.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARANHA, S.; WIGHAM, C. 2020. Virtual exchanges as complex research environments: facing the data management challenge. A case study of Teletandem Brasil. Journal of Virtual Exchange, 13-38.

ARANHA, S., CAVALARI, S. M. S. 2014. A trajetória do projeto teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The Especialist, 35.2: 183-201.

BRENNAN, J.; KING, R.; LEBEAU, Y. 2004. The role of universities in the transformation of societies. Association of Commonwealth Universities and The Open University.

CANDIDO, A. 2011. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. Ouro sobre Azul.

CANDIDO, A. 1972. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, 24.9: 803-809.

CARVALHO, K. C. H. P.; RAMOS, K. A. H. P. 2020. Aspectos comparativos em contextos de telecolaboração: teletandem português e espanhol. Caracol, 19: 536 – 563.

CARVALHO, K. C. H. P.; RAMOS, K. A. H. P. 2019. Estabelecendo objetivos de aprendizagem em contexto de teletandem. Revista do GEL, 15: 73 – 87.

CARVALHO, K. C. H. P.; RAMOS, K. A. H. P. 2019. Interfaces no processo de mediação em teletandem português e espanhol: o papel dos mediadores. Estudos Linguísticos, 48: 747 – 765.

CARVALHO, K. C. H. P; RAMOS, K. A. H. P; MESSIAS, R. A. L.2017. Haciendo caminos: histórias de Teletandem na formação de professores de espanhol. Caracol, 13: 78-101.

MEDEIROS, M. 2013. Feliz por nada. Editora L&PM.

MESSIAS, R. A. L.; TELLES, J. A. 2020. Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. ETD - Educação Temática Digital. 22.3: 731–750.

O’DOWD, R. 2018. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, 1: 1-23.

O’DOWD, R.; LEWIS, T. 2016. Online Intercultural Exchange: Policy, Pedagogy, Practice. Routledge.

TELLES, J. A. 2015. Learning foreign languages in Teletandem: Resources and strategies. DELTA: Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 31.3: 651-680.

TELLES, J. A. (Org.). 2009. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes.

TELLES, J. A.; VASSALO, M.L. 2006. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, 27.2: 189-212.

Publicado

2022-01-26

Cómo citar

RAMOS , . K. A. H. P., & CARVALHO , K. C. H. P. de . (2022). Telecolaboração em uma rede de pesquisa internacional. The ESPecialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a14