Inglês para fins acadêmicos em uma instituição de ensino superior pública brasileira
uma análise de necessidades
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a7Palabras clave:
Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de NecessidadesResumen
Este estudo aborda o levantamento de necessidades e perfil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira, para planejamento de ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), desenho de programas, escolha de cursos, seleção e desenvolvimento de materiais. A pesquisa, que obteve 346 respondentes, é um estudo de caso composto por questionário online, sobre experiências e necessidades de aprendizagem de inglês acadêmico. Os resultados revelaram entrevistados com idade entre 20 e 30 anos (73,6%), prevalência do sexo feminino (68,7%), nas categorias de graduação (52%) e pós-graduação (44,3%), que percebem EAP como extremamente importante (74,3%) para ler artigos acadêmicos (96,6%), livros e capítulos (92,2%), assistir a palestras (72,4%) e escrever abstracts (71,0%). Por fim, apresenta-se alternativa de aplicabilidade dos dados, que espera-se que possam contribuir para melhorar a proficiência de IFA da IES pesquisada.
Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de Necessidades; Inglês Acadêmico
Métricas
Citas
AUGUSTO-NAVARRO, E. H. et al. 2016. Desenvolvimento de materiais didáticos para o Programa IsF: consideração de necessidades prementes, do contexto e da formação de professores. In: S. SARMENTO; D. ABREU-E-LIMA; W. MORAES FILHO (Orgs.), 2016. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 249-271.
BELCHER, D. D. 2004. Trends in teaching English for specific purposes. Annual review of applied linguistics, 24. 1: 165-186.
BIBER, D. 2006. University Language – A corpus-based study of spoken and written registers. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.
BIBER, D. et al. 2009. Register, genre, and style. Cambridge: Cambridge University Press.
BRASIL. 2014. Ministério da Educação. Portaria n. 973, de 14 de novembro de 2014. Instituto o Programa Idiomas sem Fronteiras. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/images/pdf/novembro/Portaria_973_Idiomas_sem_Fronteiras.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
BRASIL. 2012. Ministério da Educação. Portaria n, 1.466, de 18 de dezembro de 2012. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/documentos Acesso em: 09 agosto, 2022.
BRASIL. 2011. Decreto n. 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=7642&ano=2011&ato=b76IzYU9UMVpWTb73. Acesso em: 16 fev. 2021.
DE SOUZA ARAÚJO, M. 2015. Inglês para fins específicos: o desenho de um curso a partir da análise de necessidades. Intercâmbio, São Paulo, 30: 51-79.
DUDLEY-EVANS, T. et al. 1998. Developments in English for specific purposes: A multi-disciplinary approach. New York, Cambridge University Press.
FLOWERDEW, J. 2019. The linguistic disadvantage of scholars who write in English as an additional language: Myth or reality. Language Teaching, 52. 2:. 249-260.
FLOWERDEW, L. 2013. 17 Needs Analysis and Curriculum Development in ESP. The handbook of English for specific purposes, pp. 325.
HOLMES, J. ; CELANI, M. A. A. 2006. Sustainability and local knowledge: The case of the Brazilian ESP Project 1980–2005. English for Specific Purposes, 25. 1: 109-122.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. 1987. English for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press.
HYLAND, K. 2006. English for Academic Purposes: an advanced resource book. New York: Routledge.
HYLAND, J. ; SHAW, P. (Ed.) 2016. The Routledge handbook of English for academic purposes. New York: Routledge.
JORDAN, R. R. 1997. English for academic purposes: A guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press.
MCMANUS, C. ; NOBRE, C. 2017. Brazilian scientific mobility program-science without borders-preliminary results and perspectives. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 89. 1: 773-786.
MUKHROJI, M. 2020. Exploring the Academic Writing Needs to Improve the Academic Literacy of the Indonesian EFL Undergraduate and Masters Students. International Journal of Innovation, Creativity and Change, 10, 10: 252-269.
ROBINSON, P. C. 1980. ESP (English for Specific Purposes): the present position. Oxford: Pergamon Press.
STREVENS, P. 1988. ESP after twenty years: a re-appraisal. In: M. L. TICKOO (Ed.), 1988. ESP: state of the art. SEAMEO Regional Language Centre (Anthology series 21).
VIANA, V. ; BOCORNY, A. E. P.; SARMENTO, S. 2018. Teaching English for Specific Purposes. ELT Development Series. TESOL Press. Available from: TESOL International Association. 1925 Ballenger Avenue Suite 550, Alexandria, VA 22314.
WEST, R. 1994. “Needs analysis in language teaching”. Language teaching, 27: 1-19.
WINGATE, U. ; TRIBBLE, C. 2012. The best of both worlds? Towards an English for Academic Purposes/Academic Literacies writing pedagogy. Studies in higher education, 37. 4: 481-495.
YIN, R. K. 1994. Case study research: design and methods. 2. ed. London: Applied social research methods series, SAGE Publications, v. 5.
YUVAYAPAN, F.; BILGINER, H. 2020. Identifying the needs of postgraduate students: The first step of academic writing courses. Dil ve Dilbilimi Çalışmaları Dergisi, 16. 2: 595-611.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.