Inglês para fins acadêmicos em uma instituição de ensino superior pública brasileira
uma análise de necessidades
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a7Palavras-chave:
Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de NecessidadesResumo
Este estudo aborda o levantamento de necessidades e perfil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira, para planejamento de ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), desenho de programas, escolha de cursos, seleção e desenvolvimento de materiais. A pesquisa, que obteve 346 respondentes, é um estudo de caso composto por questionário online, sobre experiências e necessidades de aprendizagem de inglês acadêmico. Os resultados revelaram entrevistados com idade entre 20 e 30 anos (73,6%), prevalência do sexo feminino (68,7%), nas categorias de graduação (52%) e pós-graduação (44,3%), que percebem EAP como extremamente importante (74,3%) para ler artigos acadêmicos (96,6%), livros e capítulos (92,2%), assistir a palestras (72,4%) e escrever abstracts (71,0%). Por fim, apresenta-se alternativa de aplicabilidade dos dados, que espera-se que possam contribuir para melhorar a proficiência de IFA da IES pesquisada.
Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de Necessidades; Inglês Acadêmico
Metrics
Referências
AUGUSTO-NAVARRO, E. H. et al. 2016. Desenvolvimento de materiais didáticos para o Programa IsF: consideração de necessidades prementes, do contexto e da formação de professores. In: S. SARMENTO; D. ABREU-E-LIMA; W. MORAES FILHO (Orgs.), 2016. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, pp. 249-271.
BELCHER, D. D. 2004. Trends in teaching English for specific purposes. Annual review of applied linguistics, 24. 1: 165-186.
BIBER, D. 2006. University Language – A corpus-based study of spoken and written registers. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.
BIBER, D. et al. 2009. Register, genre, and style. Cambridge: Cambridge University Press.
BRASIL. 2014. Ministério da Educação. Portaria n. 973, de 14 de novembro de 2014. Instituto o Programa Idiomas sem Fronteiras. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/images/pdf/novembro/Portaria_973_Idiomas_sem_Fronteiras.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
BRASIL. 2012. Ministério da Educação. Portaria n, 1.466, de 18 de dezembro de 2012. Disponível em: http://isf.mec.gov.br/documentos Acesso em: 09 agosto, 2022.
BRASIL. 2011. Decreto n. 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteiras. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=7642&ano=2011&ato=b76IzYU9UMVpWTb73. Acesso em: 16 fev. 2021.
DE SOUZA ARAÚJO, M. 2015. Inglês para fins específicos: o desenho de um curso a partir da análise de necessidades. Intercâmbio, São Paulo, 30: 51-79.
DUDLEY-EVANS, T. et al. 1998. Developments in English for specific purposes: A multi-disciplinary approach. New York, Cambridge University Press.
FLOWERDEW, J. 2019. The linguistic disadvantage of scholars who write in English as an additional language: Myth or reality. Language Teaching, 52. 2:. 249-260.
FLOWERDEW, L. 2013. 17 Needs Analysis and Curriculum Development in ESP. The handbook of English for specific purposes, pp. 325.
HOLMES, J. ; CELANI, M. A. A. 2006. Sustainability and local knowledge: The case of the Brazilian ESP Project 1980–2005. English for Specific Purposes, 25. 1: 109-122.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. 1987. English for Specific Purposes. Cambridge: Cambridge University Press.
HYLAND, K. 2006. English for Academic Purposes: an advanced resource book. New York: Routledge.
HYLAND, J. ; SHAW, P. (Ed.) 2016. The Routledge handbook of English for academic purposes. New York: Routledge.
JORDAN, R. R. 1997. English for academic purposes: A guide and resource book for teachers. Cambridge: Cambridge University Press.
MCMANUS, C. ; NOBRE, C. 2017. Brazilian scientific mobility program-science without borders-preliminary results and perspectives. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 89. 1: 773-786.
MUKHROJI, M. 2020. Exploring the Academic Writing Needs to Improve the Academic Literacy of the Indonesian EFL Undergraduate and Masters Students. International Journal of Innovation, Creativity and Change, 10, 10: 252-269.
ROBINSON, P. C. 1980. ESP (English for Specific Purposes): the present position. Oxford: Pergamon Press.
STREVENS, P. 1988. ESP after twenty years: a re-appraisal. In: M. L. TICKOO (Ed.), 1988. ESP: state of the art. SEAMEO Regional Language Centre (Anthology series 21).
VIANA, V. ; BOCORNY, A. E. P.; SARMENTO, S. 2018. Teaching English for Specific Purposes. ELT Development Series. TESOL Press. Available from: TESOL International Association. 1925 Ballenger Avenue Suite 550, Alexandria, VA 22314.
WEST, R. 1994. “Needs analysis in language teaching”. Language teaching, 27: 1-19.
WINGATE, U. ; TRIBBLE, C. 2012. The best of both worlds? Towards an English for Academic Purposes/Academic Literacies writing pedagogy. Studies in higher education, 37. 4: 481-495.
YIN, R. K. 1994. Case study research: design and methods. 2. ed. London: Applied social research methods series, SAGE Publications, v. 5.
YUVAYAPAN, F.; BILGINER, H. 2020. Identifying the needs of postgraduate students: The first step of academic writing courses. Dil ve Dilbilimi Çalışmaları Dergisi, 16. 2: 595-611.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.