Inglês para fins acadêmicos em uma instituição de ensino superior pública brasileira

uma análise de necessidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a7

Palavras-chave:

Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de Necessidades

Resumo

Este estudo aborda o levantamento de necessidades e perfil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira, para planejamento de ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA), desenho de programas, escolha de cursos, seleção e desenvolvimento de materiais. A pesquisa, que obteve 346 respondentes, é um estudo de caso composto por questionário online, sobre experiências e necessidades de aprendizagem de inglês acadêmico. Os resultados revelaram entrevistados com idade entre 20 e 30 anos (73,6%), prevalência do sexo feminino (68,7%), nas categorias de graduação (52%) e pós-graduação (44,3%), que percebem EAP como extremamente importante (74,3%) para ler artigos acadêmicos (96,6%), livros e capítulos (92,2%), assistir a palestras (72,4%) e escrever abstracts (71,0%). Por fim, apresenta-se alternativa de aplicabilidade dos dados, que espera-se que possam contribuir para melhorar a proficiência de IFA da IES pesquisada.

Palavras-chave: Inglês para Fins Acadêmicos, Estudo de Caso, Levantamento de Necessidades; Inglês Acadêmico

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

BERGOLI , P. P. ., BOCORNY , A. E. P. ., & Pires de FREITAS, A. . L. (2022). Inglês para fins acadêmicos em uma instituição de ensino superior pública brasileira: uma análise de necessidades. The Especialist, 43(2), 93–121. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a7

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Artigos