Por uma linguística aplicada mais inclusiva

pesquisas sobre o professor de inglês, autismo e Tecnologia Assistiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a10

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Professor de Inglês, Autismo, Tecnologia Assistiva

Resumen

Nas últimas décadas vem sendo mais frequente a presença de estudantes com autismo na escola regular. Este fato é de interesse da Linguística Aplicada, uma vez que sua agenda consiste em questões que estão presentes na sociedade (LEFFA, 2001; MOITA LOPES, FABRÍCIO, 2020). Assim, o objetivo desta pesquisa é fazer uma revisão de dissertações e teses referentes a tríade professor de inglês, autismo e Tecnologia Assistiva, em vista de compreender o panorama nacional de estudos no campo da Linguística Aplicada. Para tanto, uma pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foi realizada para selecionar os dados do presente artigo. Este estudo caracteriza-se como bibliográfico e documental, uma vez que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Como resultados, há poucas pesquisas na perspectiva da LA sobre o professor de inglês, autismo e Tecnologia Assistiva. Em relação ao conteúdo das pesquisas, os resultados mostram que os cursos que formam professores de inglês, de forma majoritária, não abordam o Transtorno do Espectro do Autismo e a Tecnologia Assistiva. 

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Biografía del autor/a

Julia Larre, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Doutora na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

2022-11-09

Cómo citar

Araújo, L., & Larre, J. (2022). Por uma linguística aplicada mais inclusiva: pesquisas sobre o professor de inglês, autismo e Tecnologia Assistiva. The ESPecialist, 43(2), 158–173. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a10

Número

Sección

Papers