Presídios acreanos
remição de pena pela leitura como perspectiva para uma cidadania desejável
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a3Palabras clave:
Leitura Literária. Desigualdade Social. Privação de Liberdade.Resumen
As discussões relacionadas à privação de liberdade merecem atenção, uma vez que as ciências humanas e as das linguagens ocupam lugar de destaque ao enfatizarem o lugar do sujeito no centro da sociedade. O objetivo deste texto é compreender como a educação em presídios no Acre contribui para uma perspectiva de cidadania desejável. Como fundamentação teórica aportamo-nos em Zilberman e Lajolo (2011) com a concepção de leitura e, Petit (2010) e Goffman (2004) com discussões sobre educação e leitura em espaços de crise, além de outros autores que tratam dessas temáticas. Por ser um estudo bibliográfico, baseamo-nos em notícias publicadas em sites virtuais acreanos, exclusivamente, agazeta.net, com o intuito de investigar como a leitura é compreendida em um contexto de privação de liberdade. Os resultados indicam que a educação e a leitura podem contribuir para a formação do sujeito na busca futura de uma cidadania desejável.
Métricas
Citas
ASCOM. Programa inicia doações de livros para presídio em Cruzeiro do Sul. agazeta.net. Disponível em: https://agazeta.net/noticias/cotidiano/programa-inicia-doacoes-de-livros-para-presidio-em-cruzeiro-do-sul/ . Acesso: 10 mar. 2023.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BENELLI, SJ. Foucault e a prisão como modelo institucional da sociedade disciplinar. In: A lógica da internação: instituições totais e disciplinares (des)educativas [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2014, pp. 63-84. Disponível em: <https://books.scielo.org/id/74z7q/pdf/benelli-9788568334447-04.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2020.
ESPEN, Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário. A história das prisões e dos sistemas de punições. 2021. Disponível em: http://www.espen.pr.gov.br/Pagina/historia-das-prisoes-e-dos-sistemas-de-punicoes. Acesso: 04 mar. 2023.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal 1979.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis. Rio de janeiro: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. In: FREIRE, Paulo (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014b. p. 21-272.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2004.
IAPEN/AC. IAPEN: Instituto de Administração Penitenciária. Disponível em: http://iapen.acre.gov.br/. Acesso: 10 mar. 2023.
JULIÃO, E. F., PAIVA, J. A leitura no espaço carcerário. Perspectiva, v. 32(1), 2014, p. 111–128. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v32n1p111>. Acesso em: 12 dez. 2020.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Proposta pedagógica EJA e educação prisional educação para jovens e adultos privados de liberdade: desafios para a política de reinserção social. TV ESCOLA SEED-MEC. Boletim 06, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/eja_prisao/saltopfuturo_edprisional.pdf. Acesso: 14 dez. 2022.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.
LESSA, A. B. C. T.; OLIVEIRA, G. C. de A. Remição de Pena pela Leitura: Uma abordagem transdisciplinar de multiletramentos para a construção da cidadania desejável. Interfaces da Educação, v. 11(32), 2020, p. 466–488. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4499. Acesso: 13 dez. 2022.
MACEDO, F. C. C e. 25 Anos da Constituição Federal: O Sistema Penal Brasileiro no Estado Democrático de Direito. 2015. Disponível em: https://drafernandacarvalhocampos.jusbrasil.com.br/artigos/113716308/25-anos-da-constituicao-federal-o-sistema-penal-brasileiro-no-estado-democratico-de-direito. Acesso: 04 mar. 2023.
NOVO, Benigno Núñez. A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. 2018. Jusbrasil. Disponível em > https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/brasil/a-realidade-sistema-prisional-brasileiro.htm > Acesso em agosto de 2022.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos> . Acesso em: 12 dez. 2020.
ORLANDI. Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, D. A. da. Responsabilidade sobre a educação nas prisões: Estado e sociedade civil. In: Cereja discute: educação em prisões. Associação Alfabetização Solidária. Org. YAMAMOTO, et. al. São Paulo: AlfaSol : Cereja, 2010.
UNESCO. Educando para a liberdade: trajetória, debates e proposições de um projeto para a educação nas prisões brasileiras. – Brasília: UNESCO. Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006.
UNESCO. Educação em prisões na América Latina: direito, liberdade e cidadania. Brasília: UNESCO. Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2007.
WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Paris: Raisons d'Agir. 1999.
WPB - World Prison Brief: Brazil. Disponível em: https://www.prisonstudies.org/country/brazil. Acesso: 06 mar. 2023.
SILVA, C. R. da.; GRANDIN, G. C.; REIS, T. População carcerária diminui, mas brasil ainda registra superlotação nos presídios em meio à pandemia. G1. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2021/05/17/populacao-carceraria-diminui-mas-brasil-ainda-registra-superlotacao-nos-presidios-em-meio-a-pandemia.ghtml . Acesso: 06 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-05-22 (2)
- 2023-04-07 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.