Ler-escrever gêneros discursivos acadêmicos como processo formativo de uma turma de licenciatura em pedagogia vinculada ao PARFOR

Autores/as

  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Marcela Tavares de Mello Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e62001

Palabras clave:

Apreciações valorativas, Letramento acadêmico, Gêneros discursivos acadêmicos

Resumen

Esta pesquisa qualitativo-interpretativista focaliza as apreciações valorativas (BAKHTIN, 2011) de estudantes, já professores, de um curso de Pedagogia vinculado ao PARFOR, acerca das dificuldades de vivência nas práticas cotidianas de escrita universitária e do trabalho desenvolvido pelo professor universitário no ensino de gêneros da esfera acadêmica no decurso das disciplinas. Em termos metodológicos, aplicou-se um questionário respondido oralmente em videogravação por três estudantes em 2018. Entendendo que as práticas de escrita são práticas sociais situadas em esferas discursivas não isentas de relações hierárquicas, ideológicas e de poder (STREET, 2014), ancora-se esse debate nos Estudos do Letramento (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; STREET, 2010, 2014 etc.), na Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 2011) e em pesquisas que imbricam formação docente e letramento acadêmico (VIANNA et al, 2016; RODRIGUES; RANGEL, 2018 etc.). As apreciações valorativas produzidas refletem-refratam “dimensões escondidas” entre a solicitação e a produção de gêneros acadêmicos, cuja escrita é demandada sistematicamente pelos professores. Embora as apreciações valorativas indiquem a aquisição de mais experiência nessa modalidade, a pressuposição de que os estudantes não só devem conhecer como ainda dominar de antemão tais gêneros é um fator dificultador de vivências significativas de escrita, porque minimiza-se o espaço do ensinar na esfera acadêmica.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n .1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

CAPES. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/parfor/parfor. Acesso em: 15 maio 2019.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.

FERREIRA, L. S. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum, Maringá, v. 39, n. 1, p. 103-111, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27949/18021. Acesso em: 3 maio 2020.

FIAD, R, S. Uma prática de letramento acadêmico sob análise. In: FIAD, R, S. (Org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro e João Editores, 2016. p. 201-222.

FISCHER, A. A construção de letramentos da esfera acadêmica. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 15 fev. 2022.

FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. Letramentos acadêmicos e construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 569-599, jul./dez. 2010. Disponível em: file:///E:/Downloads/19963-Texto%20do%20Artigo-63491-1-10-20110714.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Inglaterra, v. 23, Issue 2, p. 157, jun. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 20 maio 2022.

LILLIS, T. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, J.; STREET, B. V. (Orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

RODRIGUES, J. do N.; RANGEL, M. Os desafios da escrita para licenciandos de pedagogia: apreciações valorativas sobre o ensino de gêneros discursivos acadêmicos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 19, n. 1, p. 26-52, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/10880/9546. Acesso em: 2 out. 2021.

SOARES, D. de A. A revisão colaborativa e a produção textual em língua inglesa: o ponto de vista do aprendiz. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 36, jun. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18915/11013. Acesso em: 2 set. 2022.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448. Acesso em: 2 out. 2022.

VIANNA, C. A. D.; SITO, L.; VALSECHI, M. C.; PEREIRA, S. L. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 27-59.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Rodrigues, J. do N., & Mello, M. T. de. (2023). Ler-escrever gêneros discursivos acadêmicos como processo formativo de uma turma de licenciatura em pedagogia vinculada ao PARFOR. The ESPecialist, 44(2), 24–40. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e62001