Ler-escrever gêneros discursivos acadêmicos como processo formativo de uma turma de licenciatura em pedagogia vinculada ao PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e62001Palabras clave:
Apreciações valorativas, Letramento acadêmico, Gêneros discursivos acadêmicosResumen
Esta pesquisa qualitativo-interpretativista focaliza as apreciações valorativas (BAKHTIN, 2011) de estudantes, já professores, de um curso de Pedagogia vinculado ao PARFOR, acerca das dificuldades de vivência nas práticas cotidianas de escrita universitária e do trabalho desenvolvido pelo professor universitário no ensino de gêneros da esfera acadêmica no decurso das disciplinas. Em termos metodológicos, aplicou-se um questionário respondido oralmente em videogravação por três estudantes em 2018. Entendendo que as práticas de escrita são práticas sociais situadas em esferas discursivas não isentas de relações hierárquicas, ideológicas e de poder (STREET, 2014), ancora-se esse debate nos Estudos do Letramento (LEA; STREET, 1998; LILLIS, 1999; STREET, 2010, 2014 etc.), na Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 2011) e em pesquisas que imbricam formação docente e letramento acadêmico (VIANNA et al, 2016; RODRIGUES; RANGEL, 2018 etc.). As apreciações valorativas produzidas refletem-refratam “dimensões escondidas” entre a solicitação e a produção de gêneros acadêmicos, cuja escrita é demandada sistematicamente pelos professores. Embora as apreciações valorativas indiquem a aquisição de mais experiência nessa modalidade, a pressuposição de que os estudantes não só devem conhecer como ainda dominar de antemão tais gêneros é um fator dificultador de vivências significativas de escrita, porque minimiza-se o espaço do ensinar na esfera acadêmica.
Métricas
Citas
BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n .1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2020.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial, Brasília, 23 dez. 1996.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
CAPES. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/parfor/parfor. Acesso em: 15 maio 2019.
BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2006.
FERREIRA, L. S. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum, Maringá, v. 39, n. 1, p. 103-111, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/27949/18021. Acesso em: 3 maio 2020.
FIAD, R, S. Uma prática de letramento acadêmico sob análise. In: FIAD, R, S. (Org.). Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. São Carlos: Pedro e João Editores, 2016. p. 201-222.
FISCHER, A. A construção de letramentos da esfera acadêmica. 2007. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89764. Acesso em: 15 fev. 2022.
FISCHER, A.; PELANDRÉ, N. Letramentos acadêmicos e construção de sentidos nas leituras de um gênero. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 569-599, jul./dez. 2010. Disponível em: file:///E:/Downloads/19963-Texto%20do%20Artigo-63491-1-10-20110714.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. 2. ed. London/Philadelphia: The Farmer Press, 1999.
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
LEA, M.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Inglaterra, v. 23, Issue 2, p. 157, jun. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075079812331380364. Acesso em: 20 maio 2022.
LILLIS, T. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, J.; STREET, B. V. (Orgs.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.
RODRIGUES, J. do N.; RANGEL, M. Os desafios da escrita para licenciandos de pedagogia: apreciações valorativas sobre o ensino de gêneros discursivos acadêmicos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 19, n. 1, p. 26-52, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/10880/9546. Acesso em: 2 out. 2021.
SOARES, D. de A. A revisão colaborativa e a produção textual em língua inglesa: o ponto de vista do aprendiz. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 36, jun. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18915/11013. Acesso em: 2 set. 2022.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448. Acesso em: 2 out. 2022.
VIANNA, C. A. D.; SITO, L.; VALSECHI, M. C.; PEREIRA, S. L. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, A. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 27-59.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.