Abordagem acerca da produção de jogos sérios e elementos adaptados para o ensino de ciências e biologia para alunos surdos

Autores/as

  • Jesildo Nascimento Barbosa Sec. de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil.
  • Gisele Nogueira Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Arcos, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e62985

Palabras clave:

Educação Especial, Estratégias de Ensino, Acessibilidade no ensino, Formação continuada

Resumen

O ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos, exige superação de desafios para garantir acesso equitativo ao conhecimento científico. Logo, a criação de materiais didáticos acessíveis, aliada ao estímulo, ao pensamento crítico e à participação ativa é essencial para que o ensino seja enriquecedor. O objetivo principal desta revisão foi discutir a eficácia dos jogos sérios, presentes nos materiais adaptados, na promoção do aprendizado de Ciências e Biologia de alunos surdos. A revisão traz um compilado de pesquisas voltadas para instruções práticas e transformadoras na área educacional inclusiva, com vistas para o ensino de Ciências e Biologia.

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Barbosa, J. N., & Nogueira, G. (2024). Abordagem acerca da produção de jogos sérios e elementos adaptados para o ensino de ciências e biologia para alunos surdos. The ESPecialist, 45(3), 46–65. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e62985