Abordagem acerca da produção de jogos sérios e elementos adaptados para o ensino de ciências e biologia para alunos surdos
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e62985Mots-clés :
Educação Especial, Estratégias de Ensino, Acessibilidade no ensino, Formação continuadaRésumé
O ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos, exige superação de desafios para garantir acesso equitativo ao conhecimento científico. Logo, a criação de materiais didáticos acessíveis, aliada ao estímulo, ao pensamento crítico e à participação ativa é essencial para que o ensino seja enriquecedor. O objetivo principal desta revisão foi discutir a eficácia dos jogos sérios, presentes nos materiais adaptados, na promoção do aprendizado de Ciências e Biologia de alunos surdos. A revisão traz um compilado de pesquisas voltadas para instruções práticas e transformadoras na área educacional inclusiva, com vistas para o ensino de Ciências e Biologia.
Métriques
Références
BEDWELL, W. L.; PAVLAS, D.; HEYNE, K.; LAZZARA, H. E.; SALAS, E. Toward a Taxonomy Linking Game Attributes to Learning: An Empirical Study. Simulation & Gaming An Interdisciplinary Journal, 2012.
BERS, M. U.; FLANNEY, L.; KAZAKOFF, E. R; SULLIVAN, A. Computational thinking and tinkering: Exploration of an early childhood robotics curriculum. Computers & Education, 2014. 72.145-157.
CARMO, A. A. Deficiência física: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina: Brasília, DF: MEC, Secretaria dos Desportos/PR, 1991.
CARVALHO, R. E. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.
COELHO, V. M. O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva. 2010. 26 p.
CORDEIRO, Jéssica Lima, SILVA, Maysa Sousa. O ensino de ciências e biologia na educação dos surdos: desafios e perspectivas para uma melhor educação inclusiva. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 14, pp. 86-100, Agosto de 2018. ISSN:2448-0959
COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. Importância Do Jogo E Da Brincadeira Na Prática Pedagógica, 2019 . Disponível em : <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v27n28/05.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023.
DETERDING, S.; DIXON, D. Gamification: Using game design elements in non-gaming contexts. In Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems Chigago, 2011.
DICHEVA, et al, G. Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society, 2015. 18(3). 75–88
DIZEU, Liliane Correia Toscano De Brito; CAPORALI, Sueli Aparecida. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/LScdWL65Vmp8xsdkJ9rNyNk/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28 jul. 2023.
GREDLER, M. E. Educational games and simulation: A technology in search of a research paradigm. Handbook of research for educational communications and technology, 1996. (pp. 521-540).
KISHIMOTO, Tizuko M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MALONE, T. W. Towards a theory of intrinsically motivation instruction. Cognitive Science, 1981, 4. 333-369. MALONE, T. W.; LEPPER, M. R. Making learning fun: A taxonomy of intrinsic motivations for learning. In: Aptitude, learning and instruction: Cognitive and affective process and analyses, 1987, v. 3. (pp. 223-253).
ROCHA; Rafaela. Vilela; BITTENCOURT. Ig Ibert; ISOTANI, Seiji. Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. Conferência: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. DOI:10.5753/cbie.sbie.2015.692. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/280301908_Analise_Projeto_Desenvolvimento_e_Avaliacao_de_Jogos_Serios_e_Afins_uma_revisao_de_desafios_e_oportunidades>. Acesso em 25 jul. 2023.
ROCHA, Rafaela. Vilela. Metodologia iterativa e modelos integradores para desenvolvimento de jogos sérios de treinamento e avaliação de desempenho humano. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade de São Carlos, São Carlos, SP. 2014
SOUSA, M. R. et al. Games for learning: bridging game-related education methods to software engineering knowledge areas. In: proceedings of the 39th International Conference on Software Engineering (ICSE), 2017. 170-179.
THIAGARAJAN, S. Team activities for learning and performance. Handbook of human performance technology, 1999. (pp. 518-544).
UZUNBOYLU, H.; KINIK, E.; KANBUL, S. An analysis of countries which have integrated coding into their curricula and the content analysis of academic studies on coding training in Turkey. TEM Journal, 2017. 6. 783-791. 10.18421/TEM64-18.
WERBACH, K. and Hunter, D., 2012. For the win: How game thinking can revolutionize your business, Wharton Digital Press.
ZYDA, M. From Visual Simulation to Virtual Reality to Games. Comput. IEEE Computer. Society., pp. 25–32, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Especialist 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.