O ensino da poesia francesa do século XVI:
Desenhando a leitura do poema Sur la Mort de Marie de Pierre (1578) de Pierre de Ronsard (1524-1585)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64147Palabras clave:
Ensino, Poesia Francesa, Século XVIResumen
A poesia revela ações e sentimentos diversos nos temas universais tratados. Mas, sua leitura não acontece sem resistência em um universo acadêmico orientado para o funcional e o útil. Desse modo, como mobilizar uma leitura-recepção poética marcante para o leitor? O objetivo deste artigo é apresentar a recepção da leitura do poema Sur la mort de Marie (1578) de Ronsard (1524-1585) desenvolvida por meio de desenhos que apostam nos conhecimentos procedurais do leitor. Resultados apontam para uma criação transmodalizada no acolhimento do poema lido favorecendo maior envolvimento do aprendente, graças a uma opção metodológica, que opta pela escrita da leitura.
Métricas
Citas
BARTHES, R. Escrever a leitura. In: O Rumor da Língua. Tradução Mário Laranjeira. 3ª edição. São Paulo : Martins Fontes, 2012, p. 23-29.
BLONDEAU, N. e ALLOUACHE, F. Littérature Progressive du Français – niveaux débutant, intermédiaire et avancé. Paris : CLE-Internationale, 2005.
BRILLANT RANNOU, N. Que signifie comprendre un poème ? Enseigner le FLE avec la poésie. In : XYPAS, R. ; AUBIN, S. (Orgs). La littérature et l’enseignement du FLE - démarches et dispositifs innovants. São Paulo : Letraria, 2022, p. 135-149.
BRILLANT RANNOU, N. L’activité créative du lecteur de poèmes. Conférence prononcée à Lausanne, Assises de la poésie, comment enseigner la poésie aujourd’hui ? UNIL-HEP, Vaud, 2018. Disponível em: http://podcast.unil.ch/lettres/printempspoesie/Nathalie_Brillant_Rannou.m4a Acesso em 1 outubro de 2023.
CYR, P. Stratégies d’apprentissage. Paris : CLE-International, 1998.
DEHAENE. S. Les quatre piliers de l’apprentissage. In : Apprendre ! Les talents du cerveau, le défi des machines. Paris: Odile Jacob, 2018, p. 180-182.
ISER, W. Preliminares para uma teoria da estética do efeito. In: O ato da leitura – uma teoria do efeito estético, vol.1 Tradução
Johannes Kretschmer, São Paulo, Editora 34, 1996, p. 49-62.
JOUBERT, J-L. Histoire d’un mot. In : La poésie. Cursus, Paris : Armand Colin, 2003, p.18-20.
JULIARD, S. L’autre langue. In : Anthologie de la Poésie Française. Paris : Editions de Fallois,2002, p.11-37.
LAGARDE, A. e MICHARD, L. XVIe siècle - Les grands auteurs français – anthologie et histoire littéraire. Paris : Bordas, 2004.
LESTRINGANT, F. XVI siècle – La Renaissance à reculons. In : La littérature française : dynamique & histoire I. (Org.) CERQUIGLINI-TOULET, J. ; LESTRINGANT, F. e BURY, E. Paris : Folio essais inédit, 2007, p. 233-242.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. In: Teorias da aprendizagem - Cognitivismo, humanismo, comportamentalismo. 3ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2022, p. 140-145.
OSTROWER, F. Criatividade e os processos de criação. 29ª edição, Petrópolis: Vozes, 2013.
NACHMANOVITCH, S. Ser criativo - A vida e a arte. 5ª edição, São Paulo: Summus editorial, 1993.
PENN, G. Análise semiótica de imagens paradas. In: NAUER M.W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. 10ª edição, São Paulo: Editora Vozes, 2012, p. 319-342.
RICOEUR, P. Teorias da interpretação. Lisboa : edições 70 almedina, 2009.
ROOSE, A. Renaissance. In - Dictionnaire du littéraire. (Org.) ARON, P. SAINT-JACQUES, D ; e VIALA, A. Paris : PUF, 2004, p. 535-536.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.