Audiovisual language, multiliteracies, and innovation:

collaborative possibilities for the school environment

Autores/as

  • Maximina M. Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Cristiane Freire de Sá Instituto Federal de São Paulo (IFSP), SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64158

Palabras clave:

Linguagem Audiovisual; Multiletramentos; Processos Pedagógicos; Inovação pedagógica.

Resumen

Este artigo discute a importância da linguagem audiovisual na produção de vídeos educacionais, tendo os multiletramentos como possibilidade de inovação pedagógica. Wohlgemuth (2005) e Priuli (2017) problematizam a produção de vídeos educacionais, considerando a perspectiva de uma produção essencialmente pedagógica, rompendo a reprodutibilidade estabelecida pela indústria midiática. Ribeiro (2016) e Rojo e Moura (2019) aprofundam a questão, ressaltando a inclusão de educadores nos processos de produção. Nessa direção, este artigo discute a importância de professores e alunos ampliarem sua proficiência na linguagem audiovisual sob a perspectiva dos multiletramentos, colocando as práticas sociais como centrais na promoção de processos pedagógicos inovativos, colaborativos e de coautoria. Esses processos são ilustrados por algumas estratégias baseadas em princípios colaborativos como inspiração para a vivência de práticas inovadoras na produção audiovisual educativa.

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Publicado

2024-05-14

Cómo citar

Freire, M. M., & Sá, C. F. de. (2024). Audiovisual language, multiliteracies, and innovation:: collaborative possibilities for the school environment. The ESPecialist, 45(3), 4–21. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64158