Audiovisual language, multiliteracies, and innovation:
collaborative possibilities for the school environment
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64158Palabras clave:
Linguagem Audiovisual; Multiletramentos; Processos Pedagógicos; Inovação pedagógica.Resumen
Este artigo discute a importância da linguagem audiovisual na produção de vídeos educacionais, tendo os multiletramentos como possibilidade de inovação pedagógica. Wohlgemuth (2005) e Priuli (2017) problematizam a produção de vídeos educacionais, considerando a perspectiva de uma produção essencialmente pedagógica, rompendo a reprodutibilidade estabelecida pela indústria midiática. Ribeiro (2016) e Rojo e Moura (2019) aprofundam a questão, ressaltando a inclusão de educadores nos processos de produção. Nessa direção, este artigo discute a importância de professores e alunos ampliarem sua proficiência na linguagem audiovisual sob a perspectiva dos multiletramentos, colocando as práticas sociais como centrais na promoção de processos pedagógicos inovativos, colaborativos e de coautoria. Esses processos são ilustrados por algumas estratégias baseadas em princípios colaborativos como inspiração para a vivência de práticas inovadoras na produção audiovisual educativa.
Métricas
Citas
ALVES, F. Design de Aprendizagem com o uso de Canvas. 1. ed. São Paulo: DVS Editora, 2016.
BARTON, D.; LEE, C. Linguagem On-line: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época da reprodutibilidade técnica. 3 reimpr. Porto Alegre: Zouk, 2018.
CAROLEI, P. Processo de criação de hipertextos e atividades. In: KENSKI, V. M., Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac, 2015.
CARRIÈRE, J. A linguagem Secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
FREIRE, M. M. Complex Educational Design: A course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, v. 30, n. 3, p. 174-185, 2013.
FREIRE, M. M. Formação Tecnológica de professores, problematizando, refletindo, buscando... In: SOTO, U; MAYRINK, M.F; GREGOLIN, I. V. (orgs). Linguagem, Educação e Virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
GRUPO DE NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais. Trad. DeiseNancy de Morais, Grabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n.2, 2021, p.101-145. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem-foco/article/view/5578. Acesso em: 20.set.2023.
MADDALENA, C.; SÁ, C.F.; LIMBERG, D. CARMO, D. C.; PINA, J. A.; SASAKI, N.; PRIULI, R.M.; THOMAZ, R.M.; QUEIROZ, S.M. GUIA ORIENTATIVO: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos. São Paulo: EDISFP, 2019. Disponível em http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1649/guia_ifsp_ead.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12. Maio. 2021.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: Realizações, 2014.
PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L.V.T. Inovação pedagógica com o uso de tecnologias, entre tecnicismo e imersão cultural. In: XIX ENDIPE, 2018, Salvador (BA), Anais. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342611271. Acesso em: 27.set.2023.
PISCHETOLA, M.PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L.V.T. A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Petrópolis: Vozes. Rio de Janeiro: Editora PUCRio, 2021.
POELL, T.; NIEBORG, D. VAN DIJCK, J. Plataformização (Platfomization, 2019 – trad. Rafael Grohmann). Revista Fronteiras – estudos midiáticos, 22 (1): 2-10. 2020.
PRIULI, R. M. Uma aula na cabeça, uma câmera na mão: a transposição para videoaula na formação de professores na perspectiva da complexidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/20810. Acesso em: 21.set.2023.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
ROJO, R.; ALMEIDA, E.M. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R.; MOURA. E. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
SÁ, C.F. Linguagem audiovisual na formação de professores: uma proposta baseada em design educacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, vol.20, no. 1, p.1-22, 2021.
WOHLGEMUTH, J. Video Educativo: uma Pedagogia Audiovisual. São Paulo: Senac, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.