Audiovisual language, multiliteracies, and innovation:

possibilidades colaborativas para o universo escolar

Auteurs

  • Maximina M. Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Cristiane Freire de Sá Instituto Federal de São Paulo (IFSP), SP, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64158

Mots-clés :

Linguagem Audiovisual, Multiletramentos, Processos Pedagógicos, Inovação pedagógica

Résumé

Este artigo discute a importância da linguagem audiovisual na produção de vídeos educacionais, tendo os multiletramentos como possibilidade de inovação pedagógica. Wohlgemuth (2005) e Priuli (2017) problematizam a produção de vídeos educacionais, considerando a perspectiva de uma produção essencialmente pedagógica, rompendo a reprodutibilidade estabelecida pela indústria midiática. Ribeiro (2016) e Rojo e Moura (2019) aprofundam a questão, ressaltando a inclusão de educadores nos processos de produção. Nessa direção, este artigo discute a importância de professores e alunos ampliarem sua proficiência na linguagem audiovisual sob a perspectiva dos multiletramentos, colocando as práticas sociais como centrais na promoção de processos pedagógicos inovativos, colaborativos e de coautoria. Esses processos são ilustrados por algumas estratégias baseadas em princípios colaborativos como inspiração para a vivência de práticas inovadoras na produção audiovisual educativa.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

ALVES, F. Design de Aprendizagem com o uso de Canvas. 1. ed. São Paulo: DVS Editora, 2016.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem On-line: textos e práticas digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época da reprodutibilidade técnica. 3 reimpr. Porto Alegre: Zouk, 2018.

CAROLEI, P. Processo de criação de hipertextos e atividades. In: KENSKI, V. M., Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo: Senac, 2015.

CARRIÈRE, J. A linguagem Secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

FREIRE, M. M. Complex Educational Design: A course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, v. 30, n. 3, p. 174-185, 2013.

FREIRE, M. M. Formação Tecnológica de professores, problematizando, refletindo, buscando... In: SOTO, U; MAYRINK, M.F; GREGOLIN, I. V. (orgs). Linguagem, Educação e Virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

GRUPO DE NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: projetando futuros sociais. Trad. DeiseNancy de Morais, Grabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n.2, 2021, p.101-145. Disponível em https://revistas.uece.br/index.php/linguagemem-foco/article/view/5578. Acesso em: 20.set.2023.

MADDALENA, C.; SÁ, C.F.; LIMBERG, D. CARMO, D. C.; PINA, J. A.; SASAKI, N.; PRIULI, R.M.; THOMAZ, R.M.; QUEIROZ, S.M. GUIA ORIENTATIVO: Uso das TICs, Mídias e Linguagens nos processos educativos. São Paulo: EDISFP, 2019. Disponível em http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1649/guia_ifsp_ead.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 12. Maio. 2021.

MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia sociológica. São Paulo: Realizações, 2014.

PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L.V.T. Inovação pedagógica com o uso de tecnologias, entre tecnicismo e imersão cultural. In: XIX ENDIPE, 2018, Salvador (BA), Anais. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342611271. Acesso em: 27.set.2023.

PISCHETOLA, M.PISCHETOLA, M.; MIRANDA, L.V.T. A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Petrópolis: Vozes. Rio de Janeiro: Editora PUCRio, 2021.

POELL, T.; NIEBORG, D. VAN DIJCK, J. Plataformização (Platfomization, 2019 – trad. Rafael Grohmann). Revista Fronteiras – estudos midiáticos, 22 (1): 2-10. 2020.

PRIULI, R. M. Uma aula na cabeça, uma câmera na mão: a transposição para videoaula na formação de professores na perspectiva da complexidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2017. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/20810. Acesso em: 21.set.2023.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, R.; ALMEIDA, E.M. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; MOURA. E. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

SÁ, C.F. Linguagem audiovisual na formação de professores: uma proposta baseada em design educacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, vol.20, no. 1, p.1-22, 2021.

WOHLGEMUTH, J. Video Educativo: uma Pedagogia Audiovisual. São Paulo: Senac, 2005.

Téléchargements

Publiée

2024-05-14

Comment citer

Freire, M. M., & Sá, C. F. de. (2024). Audiovisual language, multiliteracies, and innovation:: possibilidades colaborativas para o universo escolar. The ESPecialist, 45(3), 4–21. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64158