A educação para alunos surdos durante o período de ensino remoto na pandemia da covid-19

uma revisão sistemática

Autores/as

  • Katriny Bandeira de Araújo Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Joseane de Lima Martins Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64370

Palabras clave:

Pandemia COVID-19, Educação de surdos, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade

Resumen

O presente estudo objetivou entender como as instituições de ensino  consideraram estratégias educacionais inclusivas para os alunos surdos durante o ensino remoto, dado o isolamento social causado pela pandemia da COVID–19. Quanto aos procedimentos metodológicos realizou-se por meio de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as escolas adotaram medidas emergenciais para garantir que tanto os alunos com deficiência – neste caso, a surdez – quanto os alunos sem deficiência tivessem seus direitos respeitados e que seus estudos pudessem continuar, empregando estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade de todos. Concluiu-se que, para que as tecnologias assistivas sejam eficazes, é crucial investir na formação dos professores e garantir que eles tenham acesso aos recursos de que necessitam, efetivando de fato uma educação inclusiva.

 

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Publicado

2024-02-14

Cómo citar

Araújo, K. B. de, & Martins, J. de L. (2024). A educação para alunos surdos durante o período de ensino remoto na pandemia da covid-19: uma revisão sistemática. The ESPecialist, 45(1), 56–72. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64370

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier