A educação para alunos surdos durante o período de ensino remoto na pandemia da covid-19
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64370Palabras clave:
Pandemia COVID-19, Educação de surdos, Tecnologia Assistiva, AcessibilidadeResumen
O presente estudo objetivou entender como as instituições de ensino consideraram estratégias educacionais inclusivas para os alunos surdos durante o ensino remoto, dado o isolamento social causado pela pandemia da COVID–19. Quanto aos procedimentos metodológicos realizou-se por meio de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as escolas adotaram medidas emergenciais para garantir que tanto os alunos com deficiência – neste caso, a surdez – quanto os alunos sem deficiência tivessem seus direitos respeitados e que seus estudos pudessem continuar, empregando estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade de todos. Concluiu-se que, para que as tecnologias assistivas sejam eficazes, é crucial investir na formação dos professores e garantir que eles tenham acesso aos recursos de que necessitam, efetivando de fato uma educação inclusiva.
Métricas
Citas
ALVES, JF; GOMES, JS. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem, pensamento e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 306-319, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51903.
BRASIL, Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm.
BRASIL Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõem sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm#:LEI20N2010.4362C20DE202420DE20ABRIL2002.
Checlist downs & black. Disponível em: https://cdn-links.lww.com/permalink/jps/a/jps_2020_03_05_heip_15-1405_sdc3.pdf.
CONFORTO, EC; AMARAL, DC; SILVA, SL. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Trabalho apresentado, v. 8, 2011. Disponível em: https://shre.ink/nAnr.
CAPOVILLA, FC. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Revista brasileira de educação especial, v. 6, n. 01, p. 99-116, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v06n01/v06n01a07.pdf.
Deepl Tradutor. Disponível em: https://www.deepl.com/pt-BR/translator.
GALVÃO TF, et al. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24(2): 335-342, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=pdf&lang=pt.
GALVÃO, MCB, RICARTE, ILM. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf.
KRAEMER, GM, ZILIO, VM. Educação de Surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício. Educação, Ciência e Cultura, Editora Unilasalle, v. 27, n.3, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i3.10198.
DE QUADROS, RM; KARNOPP, LB. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Artmed Editora, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_EJvlxL7Cd0C&oi=fnd&pg=PA9&dq=QUADROS,+Ronice+M.+A+L%C3%ADngua+de+Sinais+Brasileira:+Estudos+Ling%C3%BC%C3%ADsticos.&ots=vtl1XOUmNk&sig=p--oIxLvTpVP45LKxLXiWcwJ1Jc#v=onepage&q=QUADROS%2C%20Ronice%20M.%20A%20L%C3%ADngua%20de%20Sinais%20Brasileira%3A%20Estudos%20Ling%C3%BC%C3%ADsticos.&f=false.
SENA, LS; SERRA, IMRS; LIMA, MR. Ensino remoto emergencial e a mediação de intérpretes de Libras no município de Timon – Maranhão. Roteiro, v. 47, p. e27745, 2022.Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27745.
SIMÕES, RCS, NÓBREGA, PVA. Educação na pandemia: a realidade do ensino remoto para surdos no município de Pirpirituba/PB. Dissertação de Mestrado, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1192.
SHIMAZAKI, EM; MENEGASSI, RJ, FELLINI, DGN. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015476, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15476.
SOUZA, ALS, LEONOR, ACC, GEDIEL, ALB. Ensino Remoto e Acessibilidade na Educação de Surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga na Educação”. RBECT – Revista Brasileira de Ciência e Tecnologia, p. 138-154. Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798.
STEVANIM, LF. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43180.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.