A educação para alunos surdos durante o período de ensino remoto na pandemia da covid-19

uma revisão sistemática

Autores

  • Katriny Bandeira de Araújo Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Joseane de Lima Martins Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64370

Palavras-chave:

Pandemia COVID-19, Educação de surdos, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade

Resumo

O presente estudo objetivou entender como as instituições de ensino  consideraram estratégias educacionais inclusivas para os alunos surdos durante o ensino remoto, dado o isolamento social causado pela pandemia da COVID–19. Quanto aos procedimentos metodológicos realizou-se por meio de uma revisão sistemática da literatura, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as escolas adotaram medidas emergenciais para garantir que tanto os alunos com deficiência – neste caso, a surdez – quanto os alunos sem deficiência tivessem seus direitos respeitados e que seus estudos pudessem continuar, empregando estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade de todos. Concluiu-se que, para que as tecnologias assistivas sejam eficazes, é crucial investir na formação dos professores e garantir que eles tenham acesso aos recursos de que necessitam, efetivando de fato uma educação inclusiva.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, JF; GOMES, JS. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem, pensamento e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 306-319, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51903.

BRASIL, Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm.

BRASIL Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõem sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm#:LEI20N2010.4362C20DE202420DE20ABRIL2002.

Checlist downs & black. Disponível em: https://cdn-links.lww.com/permalink/jps/a/jps_2020_03_05_heip_15-1405_sdc3.pdf.

CONFORTO, EC; AMARAL, DC; SILVA, SL. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Trabalho apresentado, v. 8, 2011. Disponível em: https://shre.ink/nAnr.

CAPOVILLA, FC. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Revista brasileira de educação especial, v. 6, n. 01, p. 99-116, 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbee/v06n01/v06n01a07.pdf.

Deepl Tradutor. Disponível em: https://www.deepl.com/pt-BR/translator.

GALVÃO TF, et al. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 24(2): 335-342, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=pdf&lang=pt.

GALVÃO, MCB, RICARTE, ILM. Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf.

KRAEMER, GM, ZILIO, VM. Educação de Surdos na pandemia: a lógica contábil do sacrifício. Educação, Ciência e Cultura, Editora Unilasalle, v. 27, n.3, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i3.10198.

DE QUADROS, RM; KARNOPP, LB. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Artmed Editora, 2009. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_EJvlxL7Cd0C&oi=fnd&pg=PA9&dq=QUADROS,+Ronice+M.+A+L%C3%ADngua+de+Sinais+Brasileira:+Estudos+Ling%C3%BC%C3%ADsticos.&ots=vtl1XOUmNk&sig=p--oIxLvTpVP45LKxLXiWcwJ1Jc#v=onepage&q=QUADROS%2C%20Ronice%20M.%20A%20L%C3%ADngua%20de%20Sinais%20Brasileira%3A%20Estudos%20Ling%C3%BC%C3%ADsticos.&f=false.

SENA, LS; SERRA, IMRS; LIMA, MR. Ensino remoto emergencial e a mediação de intérpretes de Libras no município de Timon – Maranhão. Roteiro, v. 47, p. e27745, 2022.Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27745.

SIMÕES, RCS, NÓBREGA, PVA. Educação na pandemia: a realidade do ensino remoto para surdos no município de Pirpirituba/PB. Dissertação de Mestrado, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1192.

SHIMAZAKI, EM; MENEGASSI, RJ, FELLINI, DGN. Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015476, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15476.

SOUZA, ALS, LEONOR, ACC, GEDIEL, ALB. Ensino Remoto e Acessibilidade na Educação de Surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga na Educação”. RBECT – Revista Brasileira de Ciência e Tecnologia, p. 138-154. Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798.

STEVANIM, LF. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43180.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf.

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Araújo, K. B. de, & Martins, J. de L. (2024). A educação para alunos surdos durante o período de ensino remoto na pandemia da covid-19: uma revisão sistemática. The Especialist, 45(1), 56–72. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64370

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias