Didática e planejamento de ensino na visão docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64401Palabras clave:
Didática, Planejamento, Avaliação, Ensino, AprendizagemResumen
A didática é de suma importância na formação profissional docente, uma vez que, engloba os elementos didáticos que resultam nos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, a boa elaboração do planejamento, elemento que faz parte da didática, é fundamental para a prática educativa porque é através desse documento que o professor aborda o que será realizado em sala de aula, sendo necessário, escolher os objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliações. Nesse contexto, se insere o presente estudo, cujo objetivo é analisar as concepções de um docente sobre os temas didática, planejamento e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, por meio de um questionário, realizado com um(a) professor(a) que atua no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências Biológicas. Os resultados evidenciam que a pessoa participante conhece os conceitos da Didática e suas ferramentas, mas as dificuldades estruturais na escola podem prejudicar o bom desenvolvimento da prática educativa. Portanto, diante das respostas obtidas no questionário é notório que o processo do seu trabalho está sempre voltado no aluno para atender as necessidades da realidade que ele vive, desde a elaboração do planejamento com a escolha de conteúdos e métodos até a prática de ensinar a fim de desenvolver um ser cognitivo, crítico, realista e reflexivo sobre o mundo que o cerca.
Métricas
Citas
CANDAU, Vera Maria. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44, ISSN: 2237-0315 Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045/1329. Acesso em: 08 dez. 2023.
GATTI, Bernadete. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.166, p.1150-1164, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 dez. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUZA, Ângelo Ricardo de [et al.]. Planejamento e trabalho coletivo. Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - Curitiba : Ed. da UFPR, 2005, p.27-42. 50 p. - (Gestão e avaliação da escola pública; 2).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.