Didática e planejamento de ensino na visão docente

Auteurs

  • Maria Clara de Lima Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ademárcia Lopes de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64401

Mots-clés :

Didática, Planejamento, Avaliação, Ensino, Aprendizagem

Résumé

A didática é de suma importância na formação profissional docente, uma vez que, engloba os elementos didáticos que resultam nos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, a boa elaboração do planejamento, elemento que faz parte da didática, é fundamental para a prática educativa porque é através desse documento que o professor aborda o que será realizado em sala de aula, sendo necessário, escolher os objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliações. Nesse contexto, se insere o presente estudo, cujo objetivo é analisar as concepções de um docente sobre os temas didática, planejamento e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, por meio de um questionário, realizado com um(a) professor(a) que atua no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências Biológicas. Os resultados evidenciam que a pessoa participante conhece os conceitos da Didática e suas ferramentas, mas as dificuldades estruturais na escola podem prejudicar o bom desenvolvimento da prática educativa. Portanto, diante das respostas obtidas no questionário é notório que o processo do seu trabalho está sempre voltado no aluno para atender as necessidades da realidade que ele vive, desde a elaboração do planejamento com a escolha de conteúdos e métodos até a prática de ensinar a fim de desenvolver um ser cognitivo, crítico, realista e reflexivo sobre o mundo que o cerca.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

CANDAU, Vera Maria. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44, ISSN: 2237-0315 Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045/1329. Acesso em: 08 dez. 2023.

GATTI, Bernadete. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.166, p.1150-1164, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 dez. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUZA, Ângelo Ricardo de [et al.]. Planejamento e trabalho coletivo. Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - Curitiba : Ed. da UFPR, 2005, p.27-42. 50 p. - (Gestão e avaliação da escola pública; 2).

Téléchargements

Publiée

2024-02-14

Comment citer

Souza, M. C. de L. ., & Costa, A. L. de O. (2024). Didática e planejamento de ensino na visão docente. The ESPecialist, 45(1), 94–107. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64401

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier