Didática e planejamento de ensino na visão docente
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64401Mots-clés :
Didática, Planejamento, Avaliação, Ensino, AprendizagemRésumé
A didática é de suma importância na formação profissional docente, uma vez que, engloba os elementos didáticos que resultam nos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, a boa elaboração do planejamento, elemento que faz parte da didática, é fundamental para a prática educativa porque é através desse documento que o professor aborda o que será realizado em sala de aula, sendo necessário, escolher os objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliações. Nesse contexto, se insere o presente estudo, cujo objetivo é analisar as concepções de um docente sobre os temas didática, planejamento e avaliação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, por meio de um questionário, realizado com um(a) professor(a) que atua no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências Biológicas. Os resultados evidenciam que a pessoa participante conhece os conceitos da Didática e suas ferramentas, mas as dificuldades estruturais na escola podem prejudicar o bom desenvolvimento da prática educativa. Portanto, diante das respostas obtidas no questionário é notório que o processo do seu trabalho está sempre voltado no aluno para atender as necessidades da realidade que ele vive, desde a elaboração do planejamento com a escolha de conteúdos e métodos até a prática de ensinar a fim de desenvolver um ser cognitivo, crítico, realista e reflexivo sobre o mundo que o cerca.
Métriques
Références
CANDAU, Vera Maria. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44, ISSN: 2237-0315 Dossiê: Pedagogia, didática e formação docente: velhos e novos pontos críticos-políticos. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045/1329. Acesso em: 08 dez. 2023.
GATTI, Bernadete. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n.166, p.1150-1164, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 dez. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SOUZA, Ângelo Ricardo de [et al.]. Planejamento e trabalho coletivo. Universidade Federal do Paraná, Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante, Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - Curitiba : Ed. da UFPR, 2005, p.27-42. 50 p. - (Gestão e avaliação da escola pública; 2).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Especialist 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.