Letramentos
uma perspectiva bilíngue para aprendiz surdo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64507Palabras clave:
letramentos, Material bilíngue, Literatura surda, Letramento visualResumen
Este trabalho apresenta a elaboração de estratégias de Letramento Visual na educação de alunos surdos e tem por finalidade mostrar sugestões de materiais para compor uma sala de leitura multimodal, na
perspectiva bilíngue, intitulada “Espaço de Letramento”. A proposta é de desenvolver um espaço de convivência online, o qual reúne exemplares da Literatura Surda de diferentes gêneros textuais, com
abordagem bakhtiniana de gêneros discursivos, e representações artísticas, que expressam suas
experiências nesses meios. O trabalho agrega duas grandes temáticas, o letramento ancorado na perspectiva dos multiletramentos (NLP, 1996) e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdo. Portanto, espera-se que essa proposta de letramento on-line colabore para o desenvolvimento do aprendiz surdo em LP e Libras, fomentando o sujeito dialógico.
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69. [1952-1953].
BERTAN, Doani Emanuele. Português, Gênero Textual – Poema – Libras. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hYU0KgYgBIQ. Acesso em: 28 nov. 2022
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica DO Ensino Superior: Caderno III: Ensino Fundamental (anos finais) Ivani Rodrigues Silva et al. 1ª edição. Brasília: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de Surdos. Tese de Doutorado (Educação). Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
CAVALCANTI, M. C. Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. Revista Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 15, nº especial, p. 385-417, 1999.
CRESPO, Keylla. Gêneros Textuais: Jornal (LIBRAS). 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UHrzgBs0IGc. Acesso em: 28 nov. 2022.
CRUZ. O. M. de S; MORAIS F. B. C.; Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em libras e em língua portuguesa. Fragmentum, Santa Maria, v. 55, p. 201-177, jan./jun. 2020
DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. 1. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2020. 408 p. ISBN 9786586253177.
KARNOPP, L. B. Literatura Surda. Material elaborado para uso na disciplina “ Introdução aos Estudos Literários”, do curso de Licenciatura em Letras-Libras na modalidade a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
LEBEDEFF, T. B. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação. Pelotas, FaE/PPGE/UFPel, v. 36. p. 175-195, maio/ago. 2010.
MIGNOLO, Walter D. COLONIALIDADE: O LADO MAIS ESCURO DA MODERNIDADE. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329402. Epub June 22, 2017. ISSN 1806-9053.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015.
MOURA, P. De Poesia em Poesia. Site WordWall, ano. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/10272722/de-poesia-em-poesia. Acesso em: 28 nov. 2022.
MUNIZ, V. C, & RAMOS, D.C. M. P. Educação linguística no contexto de graduandos surdos: contribuições dos estudos decoloniais e de translinguagem. Pensares em Revista, 22, 181-201.2021.
NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; kALANTZIS, M. (Eds.). Mutiliteracies – Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Rouutledge, 1996.
PEIXOTO, J. A. Ensino de Literatura para Surdos: material didático da disciplina “Ensino de Literatura para Surdos”, do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdo. João Pessoa: IFPB, 2020.
PEREIRA. A. P. B. Poema: “Leilão de Jardim em Libras”. Canal Ana Paula Brito Pereira. 2020. https://youtu.be/BWBewXNz9nQ. Acesso em: 28 nov. 2022.
PERLIN, G. T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 156 p. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, Evaldo. Poesia Negro Surdo. Canal Agência Mural de Jornalismo da Periferias. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=afxiF_Gej8Q. Acesso em: 28 nov. 2022.
SANTOS, Evaldo. O Silêncio e a Fúria. Poetas do Corpo. Canal Trip TV. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=20dovmD3Y1A. Acesso em: 28 nov. 2022.
SILVA, R. C. Poesia Surda pra Sempre (Libras). Canal Rodrigo Custódio da Silva. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3-YzIzkPxU. Acesso em: 28 nov. 2022.
SOARES, M. B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.
STROBEL, K. L. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
TEIXEIRA, A. T. O. Ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático. Revista Arqueiro/INES, n. 33, Rio de Janeiro, jan./jun. 2016.
TEIXEIRA, A. T. O. Quem é o autor da poesia “Negro Surdo”. Site Word Wall, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/55904637/quem-%c3%a9-o-autor-da-poesia-negro-surdo. Acesso em: 20 nov. 2023.
TEIXEIRA, A. T. O. Gêneros Discursivos, Notícia de Jornal. Site Word Wall, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/38985611/encontre-o-personagem. Acesso em: 20 nov. 2023.
TEIXEIRA, A. T. O. Mural de Letramentos. Site Padlet, 2022. Disponível em: https://padlet.com/alinethz/3b68xpi8599ubs4c. Acesso em: 20 nov. 2023.
VITAL, V.; ALVES, G. Surdo de Nascença, Edinho Faz Poesia Com a Língua de Sinais. Site Agência Mural. Cidade Ademar/SP, 2019. Disponível em: https://agenciamural.org.br/surdo-de-nascenca-edinho-faz-poesia-com-a-lingua-de-sinais/ . Acesso em 20 nov. 2023.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WAINER, S. Gênero Textual: Reportagem Libras. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EzCjDkozNVk . Acesso em: 28 nov. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.