Letramentos

uma perspectiva bilíngue para aprendiz surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64507

Palavras-chave:

letramentos, Material bilíngue, Literatura surda, Letramento visual

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração de estratégias de Letramento Visual na educação de alunos surdos e tem por finalidade mostrar sugestões de materiais para compor uma sala de leitura multimodal, na
perspectiva bilíngue, intitulada “Espaço de Letramento”. A proposta é de desenvolver um espaço de convivência online, o qual reúne exemplares da Literatura Surda de diferentes gêneros textuais, com
abordagem bakhtiniana de gêneros discursivos, e representações artísticas, que expressam suas
experiências nesses meios. O trabalho agrega duas grandes temáticas, o letramento ancorado na perspectiva dos multiletramentos (NLP, 1996) e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdo. Portanto, espera-se que essa proposta de letramento on-line colabore para o desenvolvimento do aprendiz surdo em LP e Libras, fomentando o sujeito dialógico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69. [1952-1953].

BERTAN, Doani Emanuele. Português, Gênero Textual – Poema – Libras. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hYU0KgYgBIQ. Acesso em: 28 nov. 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil, DF: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica DO Ensino Superior: Caderno III: Ensino Fundamental (anos finais) Ivani Rodrigues Silva et al. 1ª edição. Brasília: DIPEBS/SEMESP/MEC, 2021.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Aspectos da visualidade na educação de Surdos. Tese de Doutorado (Educação). Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

CAVALCANTI, M. C. Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil. Revista Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 15, nº especial, p. 385-417, 1999.

CRESPO, Keylla. Gêneros Textuais: Jornal (LIBRAS). 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UHrzgBs0IGc. Acesso em: 28 nov. 2022.

CRUZ. O. M. de S; MORAIS F. B. C.; Unidade didática e plano de atividades: uma prática de resistência pedagógica para o desenvolvimento de sentidos em libras e em língua portuguesa. Fragmentum, Santa Maria, v. 55, p. 201-177, jan./jun. 2020

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013b.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. 1. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2020. 408 p. ISBN 9786586253177.

KARNOPP, L. B. Literatura Surda. Material elaborado para uso na disciplina “ Introdução aos Estudos Literários”, do curso de Licenciatura em Letras-Libras na modalidade a distância. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

LEBEDEFF, T. B. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação. Pelotas, FaE/PPGE/UFPel, v. 36. p. 175-195, maio/ago. 2010.

MIGNOLO, Walter D. COLONIALIDADE: O LADO MAIS ESCURO DA MODERNIDADE. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329402. Epub June 22, 2017. ISSN 1806-9053.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015.

MOURA, P. De Poesia em Poesia. Site WordWall, ano. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/10272722/de-poesia-em-poesia. Acesso em: 28 nov. 2022.

MUNIZ, V. C, & RAMOS, D.C. M. P. Educação linguística no contexto de graduandos surdos: contribuições dos estudos decoloniais e de translinguagem. Pensares em Revista, 22, 181-201.2021.

NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. In: COPE, B.; kALANTZIS, M. (Eds.). Mutiliteracies – Literacy Learning and the Design of Social Futures. New York: Rouutledge, 1996.

PEIXOTO, J. A. Ensino de Literatura para Surdos: material didático da disciplina “Ensino de Literatura para Surdos”, do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdo. João Pessoa: IFPB, 2020.

PEREIRA. A. P. B. Poema: “Leilão de Jardim em Libras”. Canal Ana Paula Brito Pereira. 2020. https://youtu.be/BWBewXNz9nQ. Acesso em: 28 nov. 2022.

PERLIN, G. T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 156 p. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, Evaldo. Poesia Negro Surdo. Canal Agência Mural de Jornalismo da Periferias. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=afxiF_Gej8Q. Acesso em: 28 nov. 2022.

SANTOS, Evaldo. O Silêncio e a Fúria. Poetas do Corpo. Canal Trip TV. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=20dovmD3Y1A. Acesso em: 28 nov. 2022.

SILVA, R. C. Poesia Surda pra Sempre (Libras). Canal Rodrigo Custódio da Silva. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M3-YzIzkPxU. Acesso em: 28 nov. 2022.

SOARES, M. B. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004.

STROBEL, K. L. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

TEIXEIRA, A. T. O. Ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos na educação inclusiva por meio de material didático. Revista Arqueiro/INES, n. 33, Rio de Janeiro, jan./jun. 2016.

TEIXEIRA, A. T. O. Quem é o autor da poesia “Negro Surdo”. Site Word Wall, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/55904637/quem-%c3%a9-o-autor-da-poesia-negro-surdo. Acesso em: 20 nov. 2023.

TEIXEIRA, A. T. O. Gêneros Discursivos, Notícia de Jornal. Site Word Wall, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/38985611/encontre-o-personagem. Acesso em: 20 nov. 2023.

TEIXEIRA, A. T. O. Mural de Letramentos. Site Padlet, 2022. Disponível em: https://padlet.com/alinethz/3b68xpi8599ubs4c. Acesso em: 20 nov. 2023.

VITAL, V.; ALVES, G. Surdo de Nascença, Edinho Faz Poesia Com a Língua de Sinais. Site Agência Mural. Cidade Ademar/SP, 2019. Disponível em: https://agenciamural.org.br/surdo-de-nascenca-edinho-faz-poesia-com-a-lingua-de-sinais/ . Acesso em 20 nov. 2023.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WAINER, S. Gênero Textual: Reportagem Libras. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EzCjDkozNVk . Acesso em: 28 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Teixeira, A. T. de O., & Moraes, F. B. C. . (2024). Letramentos: uma perspectiva bilíngue para aprendiz surdo. The Especialist, 45(2), 73–89. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64507

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias