Interculturalidade na aula de inglês

caminhos para promover uma educação linguística crítica

Autores/as

  • Mariana Schulz UFPE
  • Rosiane Xypas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64515

Palabras clave:

Interculturalidade crítica, Ensino de Inglês, Inglês como língua internacional, Pós-método, Formação inicial de professores

Resumen

Neste artigo, propomos uma reflexão acerca do papel da interculturalidade como viés crítico para o ensino de língua inglesa que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Desse modo, aliamos os estudos decoloniais às reflexões do pós-método, visando propor macroestratégias e práticas atingíveis que favoreçam a sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que foi realizada em duas etapas: (1) a pesquisa bibliográfica e (2) a elaboração de uma oficina/intervenção. Estando ainda em andamento, esperamos que, ao ser concluída, a pesquisa atinja o objetivo proposto, que é contribuir com uma formação inicial crítica de professores.

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Biografía del autor/a

Mariana Schulz, UFPE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPE)

Rosiane Xypas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-doutora em Didática da literatura pela Universidade de Rennes

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Publicado

2024-02-14

Cómo citar

Schulz, M., & Xypas, R. (2024). Interculturalidade na aula de inglês: caminhos para promover uma educação linguística crítica. The ESPecialist, 45(1), 73–93. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64515

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier