Interculturalidade na aula de inglês
caminhos para promover uma educação linguística crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64515Palavras-chave:
Interculturalidade crítica, Ensino de Inglês, Inglês como língua internacional, Pós-método, Formação inicial de professoresResumo
Neste artigo, propomos uma reflexão acerca do papel da interculturalidade como viés crítico para o ensino de língua inglesa que busca promover o respeito, igualdade e justiça social. Desse modo, aliamos os estudos decoloniais às reflexões do pós-método, visando propor macroestratégias e práticas atingíveis que favoreçam a sensibilização dos aprendizes para outras culturas e cosmovisões de maneira não-hierarquizada, questionando relações de poder e desigualdades sociais. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que foi realizada em duas etapas: (1) a pesquisa bibliográfica e (2) a elaboração de uma oficina/intervenção. Estando ainda em andamento, esperamos que, ao ser concluída, a pesquisa atinja o objetivo proposto, que é contribuir com uma formação inicial crítica de professores.
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