Cultura digital
Novos letramentos em textos remixados de narrativa transmídia no ensino transgressivo de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64526Palabras clave:
Novos Letramentos, Narrativa transmídia, Remix, Ensino Transgressivo de Língua PortuguesaResumen
Esta pesquisa enquadra-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo investigar os novos letramentos em textos remixados de narrativa transmídia no ensino de Língua Portuguesa em uma visão transgressiva no contexto da cultura digital. A pesquisa tem embasamento teórico em Jenkins (2006), Jenks (2003), Lankshear e Knobel (2011), Pennycook (2006), Rojo e Moura (2019) e Tavares e Cruz (2016). Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como descritiva, documental e aplicada, para estudo de um corpus constituído por três mídias: álbum musical, filme documentário e postagens em rede social do universo transmídia “AmarElo”, de autoria do cantor e compositor Emicida. Os resultados da análise da narrativa transmídia mostram as seguintes operações de remixagem: remix, sampling, video mashup e motion graphics. Conclui-se que os novos letramentos em textos remixados da narrativa transmídia podem ser trabalhados no ensino transgressivo de Língua Portuguesa, contribuindo para a participação dos alunos em uma nova mentalidade na cultura digital.
Métricas
Citas
AMARELO. Intérprete: Emicida. Gravadoras: Sony Music; Laboratório Fantasma. Produção de: Laboratório Fantasma; Leandro Roque; Nave. Spotify, 2019.
AMARELO (ÁLBUM). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Amarelo_(%C3%A1lbum)&oldid=65050016. Acesso em: 6 jan. 2023.
BORTOLAZZO, Sandro Faccin. O imperativo da cultura digital: entre novas tecnologias e estudos culturais. Cadernos de Comunicação, Santa Maria, v. 20, n. 1, p. 137-151, jul. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2316882X22133. Acesso em: 25 nov. 2022.
BRAGA, Carol. AmarELO e o universo transmídia de Emicida. Culturadoria, 2020. Disponível em:
https://culturadoria.com.br/amarelo-e-o-universo-transmidia-de-emicida. Acesso em: 10 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 04 dez. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/matriz_de_referencia_de_lingua_portuguesa_e_matematica_do_saeb.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023.
COSTA, Rosekeyla de Araújo. Letramento digital na BNCC: um estudo das competências e habilidades no componente de língua portuguesa no ensino médio. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100778. Acesso em: 18 dez. De 2022.
EMICIDA: AMARELO - É TUDO PRA ONTEM. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Emicida:_Amarelo_-_%C3%89_Tudo_Pra_Ontem&oldid=65917955. Acesso em: 6 jan. 2023.
EMICIDA: AMARELO – É TUDO PRA ONTEM. Direção: Fred Ouro Preto. Produção de: Evandro Fióti. Brasil: Netflix, 2020.
EMICIDA. Postagens diversas marcadas com #AmarElo, publicadas de 25 de maio a 29 de junho de 2020. Instagram: @emicida. Disponível em: https://instagram.com/emicida. Acesso em: 20 dez. 2022.
GALVÃO, Ariádina Pereira. O ensino da língua portuguesa e o letramento digital. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 19, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Cadernos do CNFL, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 131-148, 2015. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/03/011.pdf. Acesso em: 02 dez. 2022.
GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: conceituação e origens. In CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente. Narrativas transmedia: entre teorías y prácticas. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph,
JENKS, Chris. Transgression. London: Routledge, 2003.
JERVIS, John. Transgressing the Modhern. Exploratitions in the Western Experience Otherness. Oxford: Blackwell, 1999.
KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin. Remix: la nueva escritura popular. Cuadernos Comillas, v.
, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Michele-Knobel-2/publication/265756371_REMIX_LA_NUEVA_ESCRITURA_POPULAR/links/5467f5060cf2397f782bed40/REMIX-LA-NUEVA-ESCRITURA-POPULAR.pdf. Acesso em: 18 de dez. 2022.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling “the new” in new literacies. In: KNOBEL, Michele; LANKSHEAR, Colin (ed.) A new literacies sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2007, p. 1-24.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. São Paulo, Itaú Cultural, 2005. Disponível em:
http://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. London: Bloomsbury Publishing PLC, 2008.
MANOVICH, Lev. Import/Export: Design Workflow and Contemporary Aesthetics. 2006. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/import-export. Acesso em: 10 fev. 2023.
MARTINS, Dalton Lopes. As práticas da cultura digital. Revista do Centro de Pesquisa e Formação, Sesc, São Paulo, n. 7, p. 51-60, nov. 2018. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/online/revistas/edicoes/700_REVISTA+DO+CENTRO+DE+PESQUISA+E+FORMACAO+N07+ISSN+24482773. Acesso em: 25 nov. 2022.
NOGUEIRA, Susana dos Santos. BNCC: currículo utilitário-utilitarista de língua portuguesa/EM e as relações dialógicas nos discursos sobre língua(gem), gênero e o multiletramento digital. 2022. 183 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
PASSIANI, Enio; ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Cultura. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
PENNYCOOK, Alastair. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 67-84 (Lingua(gem); 19).
PEREIRA, Phillipe Halley Martins. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40., 2017, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1925-1.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. (Linguagens e Tecnologias; 7).
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SONVILLA-WEISS, Stefan. Mashup Culture. New York: Springer Wien, 2010.
TAVARES, Arice Cardoso; CRUZ, Dulce Márcia. O remix na produção de narrativas transmídia: nova forma de narrar na cultura da convergência. In: Congresso Nacional de Educação, 3., 2016, Natal. Anais eletrônicos [...] Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21722. Acesso em: 02 dez. 2022.
WILLIAMS, Raymond. Technology and Cultural Form. Londres: Shocker Books, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.