Deficiência e Dignidade Humana

O acesso à educação superior como um direito intransponível

Autores/as

  • Danyelle Gonzaga Monte da Costa Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
  • Lívia Laenny Vieira Pereira de Medeiros Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
  • Paulo Zambrone de Souza Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e65334

Palabras clave:

Educação Superior, Estudante com Deficiência, Permanência e Aprendizagem.

Resumen

O foco temático deste artigo é a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior. Objetiva-se, por meio deste trabalho, verificar os fatores que podem incluir e fortalecer a permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência desde de sua inserção com o acesso a matrícula, sua manutenção e permanência. A proposta de intervenção por meio de uma pesquisa ação, do tipo descritiva, como meio de propiciar que esse grupo pertença sua ação conjunta nas oficinas formativas. Foi realizado um processo que teve como finalidade transformar a realidade social por meio do processo educacional no ensino superior sob a ótica em primeira pessoa de discentes com deficiência e suas vivências. Durante o processo de elaboração das oficinas que podem ser aplicadas em outras universidades que visem inclusão e acessibilidade, mesmo em meio a barreiras arquitetônicas e atitudinais que precisam ser dirimidas em meio do reconhecimento da dignidade da pessoa humana inerentes a todos, sujeito enquanto sujeito de direitos.

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Costa, D. G. M. da, Medeiros , L. L. V. P. de ., & Souza, P. Z. de . (2024). Deficiência e Dignidade Humana: O acesso à educação superior como um direito intransponível . The ESPecialist, 45(2), 23–41. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e65334

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier