Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66017

Palabras clave:

decolonialidade

Resumen

No início de fevereiro de 2024 lançamos o volume 45, n. 1 (2024), do Dossiê Temático I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens com Freire (1995) nos orientando ser necessário recomeçar sempre. Abrimos este segundo volume retomando Freire em diálogo com Fanon. O primeiro ao argumentar que, enquanto presença na História e no mundo, esperançar por uma pedagogia crítica não é em vão. O segundo, por nos mostrar que o problema não é conhecer o mundo em que vivemos, mas transformá-lo. Esse lutar, esperançar, sonhar e transformar os contextos em que os autores deste volume se encontram situados faz parte de uma educação crítica e libertadora.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

André Effgen Aguiar, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pesquisador do grupo de pesquisa ELLAE (Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino).

Citas

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez. 1995.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Martins Fontes: São Paulo. 2013.

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Aguiar, A. E., Oliveira, G. C. de A., Queiroz, A. J. F. de ., Righi, F., & Lomeli, J. D. R. (2024). Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias. The ESPecialist, 45(2), 5–9. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66017