Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66017Palavras-chave:
decolonialidadeResumo
No início de fevereiro de 2024 lançamos o volume 45, n. 1 (2024), do Dossiê Temático I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens com Freire (1995) nos orientando ser necessário recomeçar sempre. Abrimos este segundo volume retomando Freire em diálogo com Fanon. O primeiro ao argumentar que, enquanto presença na História e no mundo, esperançar por uma pedagogia crítica não é em vão. O segundo, por nos mostrar que o problema não é conhecer o mundo em que vivemos, mas transformá-lo. Esse lutar, esperançar, sonhar e transformar os contextos em que os autores deste volume se encontram situados faz parte de uma educação crítica e libertadora.
Metrics
Referências
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, P. Educação na cidade. São Paulo: Cortez. 1995.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Martins Fontes: São Paulo. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.