Ensino de língua espanhola na perspectiva dos enfoques plurais

Sequência didática para a construção e ampliação de um repertório linguístico e cultural plural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66942

Palabras clave:

ensino-aprendizagem de línguas, enfoques plurais, Sequência didática

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma proposta de sequência didática dirigida para o ensino de língua espanhola no Ensino Fundamental, orientada na perspectiva dos enfoques plurais. Para a construção do marco teórico, recorremos ao estudo bibliográfico com vistas a compreender conceitos chaves, como o plurilinguismo e enfoques plurais, apoiados em Beacco e Byram (2007); Candelier et al (2008); Piñeiro, Guillén e Vez (2010); Melo-Pfeifer, Araújo e Sá e Santos (2011). No que se refere à produção do material didático, consideramos a noção de sequência didática apresentada por Dolz e Gagnon (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013) e Dolz (2016). Os resultados evidenciados após o processo de planejamento e produção do material mostram a potencialidade do documento como um recurso favorecedor para o docente de língua estrangeira, especificamente da área de Língua Espanhola, permitindo-o pôr em prática atividades que apresentam reflexões sobre temas que garantem uma educação consciente e democrática e que contribui para o desenvolvimento do repertório linguístico-cultural do aprendiz.

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Publicado

2024-11-28

Cómo citar

Diniz, M. A. de S., & Melo Junior, C. da R. (2024). Ensino de língua espanhola na perspectiva dos enfoques plurais: Sequência didática para a construção e ampliação de um repertório linguístico e cultural plural . The ESPecialist, 45(5), 222–243. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66942