Formação de professores
uma averiguação sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68738Palabras clave:
Ensino de Línguas, Tecnologias Digitais, Formação de ProfessoresResumen
A área da Linguística Aplicada tem sido beneficiada com estudos que discutem a importância da integração de tecnologias em práticas de sala de aula para potencializar o ensino de línguas. Assim sendo, neste estudo, averiguamos como são retratadas, em periódicos nacionais da área, pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de síntese sobre estudos publicados entre 2021 e 2023. Somam-se a esse estudo os dados obtidos em um questionário diagnóstico, que sondou a necessidade de professores de línguas em integrar tecnologias em seus planejamentos e de realizar cursos de formação sobre essa temática. Por fim, os resultados obtidos indicam que há o interesse docente em propostas de formação de professores de língua materna e adicional sobre a integração de tecnologias digitais em seus planejamentos e em práticas de ensino.
Citas
ALMEIDA, Patrícia Vasconcelos; VIEIRA, Mauriceia Silva de Paula; AMORIM, Márcia Fonseca de. Apresentação- Tecendo diálogos entre as tecnologias digitais e a formação docente. In:
ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P.; AMORIM, M. F.de. (ORG). Tecnologias digitais e formação docente. Campinas: Pontes Editora, 2020. p.11.-18.
BITENCOURT, Dariane de Castro; REIS, Susana Cristina dos. Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa: uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas. RENOTE, v.18, n.1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/105986/57832. Acesso em: 11 mai. 2024.
CRESWELL, John. Research design: qualitative & quantitative approaches. London: Sage Publications, 1994.
DUTRA, Deise Prina.; MARQUES, Ana Lúcia. Iniciando o letramento digital usando corpora nas aulas de inglês de alunos das séries iniciais. The Especialist, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 121–144, 2023. DOI: 10.23925/2318-7115.2023v44i2e61842. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/61842 . Acesso em: 4 set. 2024.
EGBERT, Joy. L.; PETRIE, Gina Mikel. CALL research perspectives. Mahwah, New Jersey e London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2005. 204p.
FONTANA, Marcus Vinícius Liessem; COELHO, Naura Letícia Nascimento. Español en SPOC: a busca de uma solução para o ensino de espanhol para o ENEM em meio a uma pandemia. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 21, n. 2, p. AG6, 2022. DOI: 10.26512/rhla.v21i2.44356. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/44356 . Acesso em: 18 abr. 2024.
JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk. As percepções dos professores da educação básica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 81–90, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121190 . Acesso em: 24 set. 2024.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
LARRAÑAGA, Caroline Araújo. Recontextualização de multiletramentos em atividades de um curso de formação continuada com design de trilhas online. 2023. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS. 2023 (no prelo).
LEFFA, Vilson José. Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador. In: LEFFA, Vilson José (Org.). Pesquisa em Lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
LEFFA, Vilson José, FIALHO, Vanessa; BEVILÁQUA, André. Firpo.; COSTA, Alan Ricardo (Orgs.). Tecnologias e Ensino de Línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. 1.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%c3%adnguas.pdf . Acesso em 24. set. 2024.
LINHATI, Suzana.; REIS, Susana Cristina dos. Proposta de design de um curso de formação continuada sobre jogos de realidade alternativa para professores de espanhol. The Especialist, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 41–59, 2023. DOI: 10.23925/2318-7115.2023v44i2e62308. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/62308 . Acesso em: 4 set. 2024.
MARCHEZAN, Marileia da Silva; REIS, Susana Cristina dos. LeR Info: uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom. Revista Desenredo,16, n.3, 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11431. Acesso em: 12 jun. 2024.
MARTINS, Cláudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 247–255, 2012. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254 . Acesso em: 14 jun. 2024.
NORRIS, John; ORTEGA, Lourdes. Synthesizing research on language learning and teaching. Language Learning and Teaching, v.13. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2006.
REIS, Susana Cristina dos. Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador. 2010. 227 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3964 A cesso em: 12. mai. 2024.
REIS, Susana Cristina dos. Curso English Online 3D no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 415-444, set./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80730. Acesso em: 22 abr. 2023.
REIS, Susana Cristina dos.; GOMES, Adilson Fernandes. Podcasts para o ensino de língua inglesa: análise e prática para o Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, n. 3, p. 367-379, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11. Acesso em: 10 jun. 2024.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
ROBAINA, Natália Lopes. English For Teens: redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes. 2023. p. 119. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
SEGALLA, Juliana Facco. Design para Educação a Distância: Um Mooc para Orientar o Design Gráfico de Materiais Didáticos Digitais. 2023. 133 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
SILVA, Chayene Cristina Santos da; TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Souza. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19 / The use of technologies in education: the challenges facing the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n9-452. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16897 . Acesso em: 18 abr. 2024.
SOUZA, F. Hugo Sobral de; SOUZA, Celestina Elba Sobral de; BITU, Vanessa de Carvalho Nilo. O ensino remoto emergencial: os desafios e estigmas vivenciados pelos docentes durante a pandemia da COVID-19. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e27647, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27647 . Acesso em: 24 set. 2024.
STREB, Vanessa. Jogos Digitais na Educação Básica: Proposta de Curso– MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos. 2023. 118 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.
VELLAR, Camila Martins. Ensino Remoto na Pandemia: Dificuldades e Aprendizados. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/825 . Acesso em: 24 set. 2024.
VIEIRA JÚNIOR, Ismael Lemes; MELO, José Carlos de. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais/ Using technologies in education: possibilities and needs nowadays. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34301–34313, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-066. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27591 . Acesso em: 18 apr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 The Especialist

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença