O conto “A Carteira” de Machado de Assis
uma experiência de incentivo à leitura literária no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69100Palabras clave:
Conto, Leitura, Leitor literárioResumen
Este artigo aborda a leitura do texto literário em sala de aula com o objetivo de ampliar a criticidade do leitor em relação a temas do cotidiano. Para tanto, foi utilizado o conto “A carteira”, de Machado de Assis (1884), cuja escolha se justifica pela riqueza literária e temática de cunho social. O trabalho baseou-se no referencial teórico sobre o conto na sala de aula, de Terra (2019), nas práticas do sujeito leitor, de Rouxel (2012), nas orientações referentes à leitura da BNCC (2018), e na concepção bakhtiniana de sujeito social, alteridade, ética, estética e gêneros do discurso Bakhtin (2011). A metodologia utilizada é a sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual foi aplicada em duas escolas públicas distintas, uma em Cariacica e a outra em Serra, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Nesse contexto, foi possível perceber um maior interesse dos estudantes quanto à leitura do texto quando a abordagem de ensino se estabelece por outra ótica que não seja a de analisar a forma de composição do gênero, pois o enfoque desta sequência didática priorizou os aspectos de construção de sentidos do texto, a partir de uma perspectiva interacional.
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