O conto “A Carteira” de Machado de Assis

uma experiência de incentivo à leitura literária no Ensino Fundamental II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69100

Palavras-chave:

Conto, Leitura, Leitor literário

Resumo

Este artigo aborda a leitura do texto literário em sala de aula com o objetivo de ampliar a criticidade do leitor em relação a temas do cotidiano. Para tanto, foi utilizado o conto “A carteira”, de Machado de Assis (1884), cuja escolha se justifica pela riqueza literária e temática de cunho social. O trabalho baseou-se no referencial teórico sobre o conto na sala de aula, de Terra (2019), nas práticas do sujeito leitor, de Rouxel (2012), nas orientações referentes à leitura da BNCC (2018), e na concepção bakhtiniana de sujeito social, alteridade, ética, estética e gêneros do discurso Bakhtin (2011). A metodologia utilizada é a sequência didática segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual foi aplicada em duas escolas públicas distintas, uma em Cariacica e a outra em Serra, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Nesse contexto, foi possível perceber um maior interesse dos estudantes quanto à leitura do texto quando a abordagem de ensino se estabelece por outra ótica que não seja a de analisar a forma de composição do gênero, pois o enfoque desta sequência didática priorizou os aspectos de construção de sentidos do texto, a partir de uma perspectiva interacional.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Instituto Federal do Espírito Santo, na graduação em Letras e nos Mestrados Profissionais em Letras e em Ensino de Humanidades. Integra o grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES) e Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH - UFES). É líder do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino (IFES - Campus Vitória). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, prática de ensino de língua e literatura, linguagem, formação de professores

Alessandra Sepulchro Machado, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo(2003). Mestranda do Profletras – Mestrado Profissional em Letras, Ifes Vitória. Atualmente é MAPB Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras.

Gean Dias Coutinho, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestrando em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Teoria da Literatura e Produção Textual pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (ISEAT). Especialista em Educação Básica e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade e Licenciado em Letras: Português e Literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua, Estudo Literário e Semiótica da Cultura. Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino do Espírito Santo.

Jhenifer Lopes Leite, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Faculdade Saberes (2017). Mestranda do Profletras – Mestrado Profissional em Letras, Ifes Vitória Atualmente é professora da rede municipal de Vitória (ES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Educação Literária.

Referências

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Carvalho, L. Q. de, Machado, A. S., Coutinho, G. D., & Leite, J. L. (2025). O conto “A Carteira” de Machado de Assis: uma experiência de incentivo à leitura literária no Ensino Fundamental II. The Especialist, 46(1), 285–305. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69100

Edição

Seção

Dossiê Ensino de línguas e práticas cotidianas