Proposta de sequência didática com podcast para o ensino médio

reflexões sobre o trabalho na contemporaneidade

Autores/as

  • Ana Clara Martins Neves Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Claudia Patrocínio de Araújo Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Tatiana Aparecida Moreira Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2727-3060

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69101

Palabras clave:

sequência didática, contínuo oralidade-escrita, relações de trabalho, podcast

Resumen

Este artigo propõe reflexões a partir da aplicação de uma sequência didática, elaborada em conformidade com o proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), sobre questões contemporâneas acerca do Trabalho, diversidade e relações de poder. Essa sequência teve como objetivo explorar, principalmente, a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa em razão de a produção final ser um programa de podcast. Para isso, as discussões iniciais sobre o tema foram impulsionadas pela análise de obras artísticas brasileiras: a canção A Vida é Desafio (2002), dos Racionais MCs, os quadros Trabalhadores (1938) e Operários (1933), ambos de Tarsila do Amaral, e a pintura Invisíveis (2023), de Jv Abreu.  O caminho da sequência apoiou-se nos pressupostos teóricos sobre as relações dialógicas e a atitude responsiva-ativa de Bakhtin (1997, 2016), o contínuo fala-escrita de Marcuschi (2008) e as relações de poder analisadas por Foucault (1995). Ao final do trabalho, observou-se que os estudantes elaboraram um roteiro em que o contínuo fala-escrita pôde ser destacado, já que produziram um programa de podcast a partir das análises das obras artísticas apresentadas. Ademais, a produção do podcast demonstrou também o exercício cidadão, crítico e reflexivo dos alunos sobre a temática do trabalho na atualidade, ao mesmo tempo que puderam se expressar oralmente de maneira fluida e desenvolta. Portanto, a sequência didática proposta apresentou-se como uma possibilidade interessante para abordar temas relevantes atuais, com ênfase em práticas orais, pouco trabalhadas no contexto de alunos de ensino médio.

Biografía del autor/a

Ana Clara Martins Neves, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestranda no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Claudia Patrocínio de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestranda no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Tatiana Aparecida Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Citas

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Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Neves, A. C. M., Araújo, C. P. de, & Moreira, T. A. (2025). Proposta de sequência didática com podcast para o ensino médio: reflexões sobre o trabalho na contemporaneidade. The ESPecialist, 46(1), 382–406. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69101

Número

Sección

Dossier Language teaching and everyday practices