Proposta de sequência didática com podcast para o ensino médio

reflexões sobre o trabalho na contemporaneidade

Auteurs

  • Ana Clara Martins Neves Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Claudia Patrocínio de Araújo Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.
  • Tatiana Aparecida Moreira Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2727-3060

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69101

Mots-clés :

sequência didática, contínuo oralidade-escrita, relações de trabalho, podcast

Résumé

Este artigo propõe reflexões a partir da aplicação de uma sequência didática, elaborada em conformidade com o proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), sobre questões contemporâneas acerca do Trabalho, diversidade e relações de poder. Essa sequência teve como objetivo explorar, principalmente, a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa em razão de a produção final ser um programa de podcast. Para isso, as discussões iniciais sobre o tema foram impulsionadas pela análise de obras artísticas brasileiras: a canção A Vida é Desafio (2002), dos Racionais MCs, os quadros Trabalhadores (1938) e Operários (1933), ambos de Tarsila do Amaral, e a pintura Invisíveis (2023), de Jv Abreu.  O caminho da sequência apoiou-se nos pressupostos teóricos sobre as relações dialógicas e a atitude responsiva-ativa de Bakhtin (1997, 2016), o contínuo fala-escrita de Marcuschi (2008) e as relações de poder analisadas por Foucault (1995). Ao final do trabalho, observou-se que os estudantes elaboraram um roteiro em que o contínuo fala-escrita pôde ser destacado, já que produziram um programa de podcast a partir das análises das obras artísticas apresentadas. Ademais, a produção do podcast demonstrou também o exercício cidadão, crítico e reflexivo dos alunos sobre a temática do trabalho na atualidade, ao mesmo tempo que puderam se expressar oralmente de maneira fluida e desenvolta. Portanto, a sequência didática proposta apresentou-se como uma possibilidade interessante para abordar temas relevantes atuais, com ênfase em práticas orais, pouco trabalhadas no contexto de alunos de ensino médio.

Bibliographies de l'auteur

Ana Clara Martins Neves, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestranda no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Claudia Patrocínio de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Mestranda no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo.

Tatiana Aparecida Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Références

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Publiée

2025-05-19

Comment citer

Neves, A. C. M., Araújo, C. P. de, & Moreira, T. A. (2025). Proposta de sequência didática com podcast para o ensino médio: reflexões sobre o trabalho na contemporaneidade. The ESPecialist, 46(1), 382–406. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69101

Numéro

Rubrique

Dossier Language teaching and everyday practices