Análise da preposição em livro didático do ensino fundamental II
reflexões a partir da Análise Linguística
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69264Palabras clave:
Livro didático, sétimo ano, preposição, análise linguísticaResumen
Este artigo analisa a forma como a preposição é trabalhada no livro didático Português: conexão e uso, para turmas de 7º ano do ensino fundamental II, de Delmanto e Carvalho (2018), por meio de uma análise linguística. Para isso, vamos dialogar com Mendonça (2006), Bezerra e Reinaldo (2020) e o que os autores expõem sobre Análise Linguística (AL), uma vez que, de acordo com os estudos de Franchi (1987) sintetizados por Bezerra e Reinaldo (2020), a atividade linguística contribui para uma comunicação eficiente em diversos contextos, elucidando o ensino pautado em níveis de reflexão entre as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. É a partir dessa perspectiva teórica que vamos nos debruçar sobre a abordagem das preposições no livro didático mencionado, procedendo à sua análise. Como resultados alcançados, mostraremos como o livro didático apresenta a preposição para os estudantes, se simplifica, amplia ou limita o referido conteúdo.
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, 2020, Campina Grande/ PB: EDUFCG.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Princípios de Linguística Geral. 7.ed - Rio de Janeiro: Padrão, 1989.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. 2016.
CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico] / Celso Cunha, Lindley Cintra. - 7. ed., reimpr. — Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. 800 p., recurso digital.
DELMANTO, Dileta; CARVALHO, Laiz B. de. Português: conexão e uso, 7 ano: ensino fundamental, anos finais/ Dileta Delmanto, Laiz B. de Carvalho. -- 1.ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MONTEIRO, José Lemos. Morfologia Portuguesa /José Lemos Monteiro. 4. ed. Campinas: Pontes, 2002.
PERFEITO, M. A. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. C. B. (org.). Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005, p. 27-75.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática normativa da língua portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
SANTOS, Victor Lima dos; MIRANDA, Maíra Avelar. Uma breve análise da categoria gramatical “preposição” no livro didático Novas palavras e na Novíssima Gramática da língua portuguesa. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 14, p. 1-9, maio, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 The Especialist

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença