Análise da preposição em livro didático do ensino fundamental II

reflexões a partir da Análise Linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69264

Palavras-chave:

Livro didático, sétimo ano, preposição, análise linguística

Resumo

Este artigo analisa a forma como a preposição é trabalhada no livro didático Português: conexão e uso, para turmas de 7º ano do ensino fundamental II, de Delmanto e Carvalho (2018), por meio de uma análise linguística. Para isso, vamos dialogar com Mendonça (2006), Bezerra e Reinaldo (2020) e o que os autores expõem sobre Análise Linguística (AL), uma vez que, de acordo com os estudos de Franchi (1987) sintetizados por Bezerra e Reinaldo (2020), a atividade linguística contribui para uma comunicação eficiente em diversos contextos, elucidando o ensino pautado em níveis de reflexão entre as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. É a partir dessa perspectiva teórica que vamos nos debruçar sobre a abordagem das preposições no livro didático mencionado, procedendo à sua análise. Como resultados alcançados, mostraremos como o livro didático apresenta a preposição para os estudantes, se simplifica, amplia ou limita o referido conteúdo.

Biografia do Autor

Tatiana Aparecida Moreira, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Vitória)

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael - Puc- SP).

Doutora em Linguística (UFSCar).

Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Vitória).

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Publicado

2025-06-27

Como Citar

Nunes, J. G., Ataíde, B. V. R., & Moreira, T. A. (2025). Análise da preposição em livro didático do ensino fundamental II: reflexões a partir da Análise Linguística. The Especialist, 46(1), 699–726. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69264

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Seção

Artigos