Análise da preposição em livro didático do ensino fundamental II
reflexões a partir da Análise Linguística
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69264Palavras-chave:
Livro didático, sétimo ano, preposição, análise linguísticaResumo
Este artigo analisa a forma como a preposição é trabalhada no livro didático Português: conexão e uso, para turmas de 7º ano do ensino fundamental II, de Delmanto e Carvalho (2018), por meio de uma análise linguística. Para isso, vamos dialogar com Mendonça (2006), Bezerra e Reinaldo (2020) e o que os autores expõem sobre Análise Linguística (AL), uma vez que, de acordo com os estudos de Franchi (1987) sintetizados por Bezerra e Reinaldo (2020), a atividade linguística contribui para uma comunicação eficiente em diversos contextos, elucidando o ensino pautado em níveis de reflexão entre as atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. É a partir dessa perspectiva teórica que vamos nos debruçar sobre a abordagem das preposições no livro didático mencionado, procedendo à sua análise. Como resultados alcançados, mostraremos como o livro didático apresenta a preposição para os estudantes, se simplifica, amplia ou limita o referido conteúdo.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017.
BEZERRA, Maria Auxiliadora; REINALDO, Maria Augusta. Análise linguística: afinal a que se refere? 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, 2020, Campina Grande/ PB: EDUFCG.
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Princípios de Linguística Geral. 7.ed - Rio de Janeiro: Padrão, 1989.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. 2016.
CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico] / Celso Cunha, Lindley Cintra. - 7. ed., reimpr. — Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. 800 p., recurso digital.
DELMANTO, Dileta; CARVALHO, Laiz B. de. Português: conexão e uso, 7 ano: ensino fundamental, anos finais/ Dileta Delmanto, Laiz B. de Carvalho. -- 1.ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MONTEIRO, José Lemos. Morfologia Portuguesa /José Lemos Monteiro. 4. ed. Campinas: Pontes, 2002.
PERFEITO, M. A. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: SANTOS, A. R. dos; RITTER, L. C. B. (org.). Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005, p. 27-75.
ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática normativa da língua portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
SANTOS, Victor Lima dos; MIRANDA, Maíra Avelar. Uma breve análise da categoria gramatical “preposição” no livro didático Novas palavras e na Novíssima Gramática da língua portuguesa. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 8, n. 14, p. 1-9, maio, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Esta obra está licenciada com uma Licença
