A autoria docente de materiais didáticos para o ensino de línguas e o Design Educacional Complexo como caminho teórico-prático possível
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73976Palabras clave:
Complexidade, Autoria de materiais didáticos, Design Educacional ComplexoResumen
Ao longo da história do ensino de línguas, os materiais didáticos refletem concepções de linguagem, aprendizagem e ensino próprias de cada período. Na contemporaneidade, o cenário educacional é atravessado por recursos tecnológicos diversificados e pela presença crescente da inteligência artificial generativa, o que desafia a superação de modelos metodológicos fixos e reforça a necessidade de uma pedagogia contextualizada e crítica. Nesse contexto, o artigo propõe o Design Educacional Complexo como uma possibilidade teórico-prática voltada à autoria docente de materiais didáticos para o ensino de línguas. O estudo defende que a integração entre a condição pós-método e a perspectiva da complexidade pode favorecer o desenvolvimento do professor como autor reflexivo, autônomo e produtor de conhecimento situado e transdisciplinar.
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