A autoria docente de materiais didáticos para o ensino de línguas e o Design Educacional Complexo como caminho teórico-prático possível

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73976

Mots-clés :

Complexidade, Autoria de materiais didáticos, Design Educacional Complexo

Résumé

Ao longo da história do ensino de línguas, os materiais didáticos refletem concepções de linguagem, aprendizagem e ensino próprias de cada período. Na contemporaneidade, o cenário educacional é atravessado por recursos tecnológicos diversificados e pela presença crescente da inteligência artificial generativa, o que desafia a superação de modelos metodológicos fixos e reforça a necessidade de uma pedagogia contextualizada e crítica. Nesse contexto, o artigo propõe o Design Educacional Complexo como uma possibilidade teórico-prática voltada à autoria docente de materiais didáticos para o ensino de línguas. O estudo defende que a integração entre a condição pós-método e a perspectiva da complexidade pode favorecer o desenvolvimento do professor como autor reflexivo, autônomo e produtor de conhecimento situado e transdisciplinar.

Références

ALMEIDA-FILHO, José Carlos Paes de. Codificar conteúdos, processo, e reflexão formadora no material didático para o ensino e aprendizagem de línguas. In: PEREIRA, Ariovaldo Lopes; GOTTHEIM, Liliana. (Orgs.). Materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras: processos de criação e contextos de uso. 1ª ed. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p. 13-28.

ALVES, C. F. Autoria como saber docente complexo: perfis e percursos de professores-autores de materiais didáticos para o ensino de línguas. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/14459?show=full. Acesso em: 17 out. 2025.

ALVES, Carolina Fernandes; LEFFA, Vilson José. Professor autor de Recursos Educacionais Abertos (REA): uma identidade em construção. Interfaces, Guarapuava, v. 11, n. 4, p. 188-206, 2020. Disponível em: https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6668. Acesso em: 09 nov. 2025.

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria geral dos sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Tradução de Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1975.

COSTA, Solange Lopes Vinagre; FREIRE, Maximina Maria. Design educacional complexo e desenvolvimento docente: uma articulação pela via da complexidade e transdisciplinaridade. The Especialist, v. 45, n. 2, Dossiê Ensinos Transgressivos, p. 10-22, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/issue/view/2947. Acesso em: 17 out. 2025.

DAVIS, Brent; SUMARA, Dennis. Complexity and education: inquiries into learning, teaching, and research. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

DEBRUN, Michel. A ideia da auto-organização. In: DEBRUN, Michel. et al. (Orgs.). Auto-organização: estudos interdisciplinares em filosofia, ciências naturais e humanas, e artes - Coleção CLE. Campinas: Unicamp - Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, v. 18, 1996, p. 3-23.

DUARTE, Gabriela Bohlman; SANTOS, Aline M.; ALVES, Carolina Fernandes. Professores de línguas em formação inicial: relação entre crenças, saberes e conhecimentos sobre autoria de materiais didáticos. (Con)Textos Linguísticos, v. 19, n. 42, 2025, p. 94-113. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/48189. Acesso em: 02 jul. 2025.

FREIRE, Maximina Maria. Complex educational design: A course design model based on complexity. Campus-Wide Information Systems, v. 30, n. 3, p.174-185, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10650741311330357. Acesso em: 09 nov. 2025.

FREIRE, Maximina Maria.; SÁ, Cristiane Freire de. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, Vilson José; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo. (Orgs.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p.88-108. Disponível em: http://repositorio.unisc.br:8080/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%C3%ADnguas.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.

FREIRE, Maximina Maria. Design educacional complexo e atitude transdisciplinar: Reflexões sobre uma tessitura pertinente. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024006, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/19365. Acesso em: 17 out. 2025.

KUMARAVADIVELU, Bala. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, v. 35, n. 4, p. 537–560, 2001.

KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

LARSEN-FREEMAN, Daiane; CAMERON, Lynne. Complex systems and applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LEFFA, Vilson José. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, Vilson José. Produção de materiais de ensino: teoria e prática. 2.ed. Pelotas: EDUCAT, 2007. p. 33-41.

LEFFA, Vilson José; COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo. O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas. In: FINARDI, Kyria. et al. (Orgs.). Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2019. p. 267-297.

MORIN, Edgar. O método I: a natureza da natureza. Tradução Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 23. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução Edgard de Assis Carvalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PABLOS-ORTEGA, Carlos de. Anális y diseño de materiales didácticos. In: Muñoz-Basols, J.; Gironzetti, E.; Lacorte, M. The Routledge handbook of spanish language teaching: metodologías, contextos y recursos para la enseñanza del español L2. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2019, p. 80-93.

ROJO, Roxane. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA-LOPES, Luís Paulo de (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola editorial, 2013. p. 163-195.

ROSSINI, C.; GONZALEZ, C. REA: o debate em política pública e as oportunidades para o mercado. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucas. Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador/São Paulo: Edufba/Casa da Cultura Digital, 2012. p. 35-69. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.

SAKOWSKI, Patrícia Alessandra Morita; TÓVOLLI, Mariana Haddad. Perspectivas da complexidade para a educação no Brasil. In: FURTADO, Bernardo Alves; SAKOWSKI, Patrícia Alessandra Morita; TÓVOLII, Mariana Haddad (Orgs.). Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas. Brasília: IPEA, 2015. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/entities/book/e3e2e461-b772-4330-ab93-781f2433a9b6. Acesso em: 09 nov. 2025.

STAROBINAS, Lilian. REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos processos de ensino-aprendizagem. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucas. Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador/São Paulo: Edufba/Casa da Cultura Digital, 2012. p. 35-69. Disponível em: https://www.aberta.org.br/livrorea/livro/livroREA-1edicao-mai2012.pdf. Acesso em: 09 nov. 2025.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, v. XXI, n. 73, p. 209-244, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Ks666mx7qLpbLThJQmXL7CB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 07 nov. 2025.

TIMMIS, Ivor. Theory and practice in materials development. In: Norton, Julie; Buchanan, Heather. (Orgs.). The Routledge handbook of materials development for language teaching. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2022, p. 30-46.

TOMLIMSON, Brian. The discipline of materials development. In: Norton, Julie; Buchanan, Heather. (Orgs.). The Routledge handbook of materials development for language teaching. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2022, p. 3-16.

Téléchargements

Publiée

2025-12-18

Comment citer

Alves, C. F. (2025). A autoria docente de materiais didáticos para o ensino de línguas e o Design Educacional Complexo como caminho teórico-prático possível. The ESPecialist, 46(2), 143–161. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i2e73976