O distanciamento epistemológico no conhecer sobre a docência

Autores

  • Talitha Helen Silva Chiulli Instituto Federal do Sul de Minas, Muzambinho

Palavras-chave:

Reflexão crítica, Pesquisa narrativa, Formação docente, Ensino de línguas

Resumo

Ancorado na pesquisa narrativa e tendo diários reflexivos como corpus, este artigo objetiva discutir os significados construídos por uma professora-pesquisadora ao refletir criticamente sobre seu posicionamento em sala de aula. Parte de uma pesquisa de mestrado, esses diários enfocam a experiência de inserção de princípios de ESP e cidadania em uma turma do Técnico Integrado em Agropecuária. A análise tem como fundamento visões de ensino de línguas e mediação pedagógica. Os significados construídos na linguagem são ainda considerados segundo o prisma da Gramática Sistêmico-Funcional, especificamente a metafunção experiencial. Evidencia-se a interpretação quanto ao papel docente nas decisões pedagógicas.

Biografia do Autor

Talitha Helen Silva Chiulli, Instituto Federal do Sul de Minas, Muzambinho

Talitha Helen Silva Chiulli holds a master’s degree in Education (UFLA-MG). She teaches English to integrated courses (High School level) and to undergraduate courses at the Instituto Federal do Sul de Minas. Her main research interests are teacher education, language teaching, citizenship and integrated education.

Downloads

Como Citar

Chiulli, T. H. S. (2015). O distanciamento epistemológico no conhecer sobre a docência. The Especialist, 36(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21979

Edição

Seção

Artigos