A formação (trans)cultural no processo de ensino-aprendizagem de Teletandem: uma análise de relato de experiência

Auteurs

  • Remerson Bezerra MENEZES Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Curso de Letras
  • Guilherme Mariano Martins DA SILVA Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Departamento de Línguas e Literaturas
  • Ludmila Andreu Belotti FUNO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis, São Paulo, Brasil. Departamento de Estudos Linguísticos, Lietarários e da Educação

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a17

Résumé

O presente trabalho discute a formação (trans)cultural no processo de ensino-aprendizagem de um interagente no contexto do programa Teletandem em parceria estabelecida entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade de Georgetown. Para tanto, a discussão analisa relatórios de um interagente participante desta parceria, sendo guiada pelo seguinte aporte teórico: Funo (2015), estudo que retrata as questões de identidades culturais apresentadas em sessões de mediação, visando assim a compreensão da correlação entre a transculturalidade e o papel do mediador; Telles, Zakir e Funo (2015), dado que o artigo aborda a aprendizagem cultural por meio de uma sessão de interação entre uma brasileira e um estadunidense, evidenciando os procedimentos metodológicos do programa nesta relação, o que também espelha a relação empírica apresentada neste artigo. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho é analisar como o processo de interação em Teletandem contribuiu para uma formação transcultural do interagente. Assim, a hipótese inicial desta pesquisa é que o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo interagente em Teletandem desenvolveu as habilidades linguísticas e contribuiu para sua formação cultural.

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Publiée

2022-01-26

Comment citer

MENEZES , R. B., DA SILVA , G. M. M. ., & FUNO , L. A. B. . (2022). A formação (trans)cultural no processo de ensino-aprendizagem de Teletandem: uma análise de relato de experiência. The ESPecialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a17