Desenvolvimento de Português como segunda língua para surdos na universidade
uma proposta didática para leitura de resumo acadêmico
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63995Mots-clés :
Português como L2 para surdos, Ensino de língua para fins específicos, Didatização de gêneros acadêmicosRésumé
O interesse crescente na linguagem escrita tem conquistado a atenção de pesquisadores engajados no estudo da surdez, provocando uma série de questionamentos sobre as estratégias e abordagens essenciais para promover o desenvolvimento da leitura e escrita em estudantes surdos. Este artigo tem como objetivo analisar os resultados de atividades de ensino de Língua Portuguesa centrado no gênero resumo acadêmico desenvolvidas para e com alunos surdos do curso de Letras Libras de uma universidade pública do interior norte rio grandense. As atividades analisadas fazem parte da primeira fase de uma sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), vinculada a uma pesquisa doutoral em andamento. Os resultados mostram que as atividades realizadas foram bem-sucedidas, pois permitiram que os alunos expressassem seus pensamentos por escrito sobre o assunto abordado, utilizando a língua de sinais como base para seu processo de escrita. Por meio dessas atividades, conseguimos promover o contato com materiais escritos no ambiente acadêmico, incentivando a leitura e a escrita sem suprimir a Língua Portuguesa em favor da Libras.
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