Progressão referencial pela utilização da relação hiponímia-hiperonímia em notícias
enfoque no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66745Mots-clés :
Hiperônimos, Notícia, Produção Textual, Progressão Referencial, HipônimosRésumé
Este artigo aborda uma das estratégias de referenciação, a progressão referencial, utilizando a relação hiponímia-hiperonímia, em notícias de jornais. O objetivo é mostrar como ocorre esse processo de retomada na concepção da Linguística Textual e propor atividades que auxiliem no desenvolvimento de habilidades ligadas às estratégias de referenciação na compreensão e na produção de textos, relacionadas ao uso de hipônimos e hiperônimos. Para o levantamento bibliográfico sobre estratégias de referenciação, recorreu-se a Antunes (2003 e 2005), à Fávero (1998), à Koch e Elias (2022), além de Lage (2023), para a conceituação do gênero notícia. Buscou-se amparo, ainda, na BNCC (Brasil, 2018), documento oficial que norteia a educação em nosso país. Por fim, apresenta-se uma proposta de sequência didática baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), a partir das notícias de jornais, a fim de fazer com que os estudantes tenham acesso à habilidade de gerenciar adequadamente a referenciação e a progressão referencial, contribuindo para a qualidade da produção textual.
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Références
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Ed. Parábola, 2003.
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