Progressão referencial pela utilização da relação hiponímia-hiperonímia em notícias

enfoque no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66745

Palavras-chave:

Hiperônimos, Notícia, Produção Textual, Progressão Referencial, Hipônimos

Resumo

Este artigo aborda uma das estratégias de referenciação, a progressão referencial, utilizando a relação hiponímia-hiperonímia, em notícias de jornais. O objetivo é mostrar como ocorre esse processo de retomada na concepção da Linguística Textual e propor atividades que auxiliem no desenvolvimento de habilidades ligadas às estratégias de referenciação na compreensão e na produção de textos, relacionadas ao uso de hipônimos e hiperônimos. Para o levantamento bibliográfico sobre estratégias de referenciação, recorreu-se a Antunes (2003 e 2005), à Fávero (1998), à Koch e Elias (2022), além de Lage (2023), para a conceituação do gênero notícia. Buscou-se amparo, ainda, na BNCC (Brasil, 2018), documento oficial que norteia a educação em nosso país. Por fim, apresenta-se uma proposta de sequência didática baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), a partir das notícias de jornais, a fim de fazer com que os estudantes tenham acesso à habilidade de gerenciar adequadamente a referenciação e a progressão referencial, contribuindo para a qualidade da produção textual.

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Biografia do Autor

Louise Christine Oliveira da Silva Leite, Universidade Federal do Pará, PA, Brasil.

Mestranda no Profletras - Programa de Mestrado Profissional - da Universidade Federal do Pará. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura em Sala de Aula pela Universidade Federal do Pará (2018-2019) Especialista em Docência do Ensino Superior - Facibra. (2017) Graduada em Letras-Habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2008- 2013) Professora Efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA (2020- atual) E-mail: louiseoliv@gmail.com

Marília Fernanda Pereira de Freitas, Universidade Federal do Pará, PA, Brasil.

Marília Freitas graduou-se em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa (2005) e Inglesa (2007) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso de Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos - no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (2008). Foi contemplada com bolsa CAPES, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vigente de setembro/2015 a abril 2016, atuando como research scholar na University of Texas at Austin (UT-Austin). Concluiu o Curso de Doutorado em Letras (2017), também na UFPA. É professora efetiva da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Letras, desde 2011. É coordenadora do Curso de Letras/ Português do Parfor/ UFPA (2017-atual). A partir de 2023, passou a compor o quadro de professores do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras, na UFPA.

Referências

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FÁVERO, LEONOR L. Coesão e Coerência Textuais. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1998.

KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2022.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. 3ª ed. Ufcs-Insular, 2001. Disponível em: http://nilsonlage.com.br/wp-content/Uploads2015/04Ideologia_ comp_.pdf . Acesso em: 28 nov. 2023.

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

Leite, L. C. O. da S. ., & Freitas, M. F. P. de . (2024). Progressão referencial pela utilização da relação hiponímia-hiperonímia em notícias: enfoque no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa . The Especialist, 45(5), 42–62. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e66745