Multiletramentos e componente curricular de língua portuguesa
estudo de caso do ensino técnico no estado de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e67587Mots-clés :
Pedagogia dos Multiletramentos e do Design, letramentos e multiletramentos, Ensino técnico e Novotec, Ensino-aprendizagem de língua portuguesa em educação técnicaRésumé
A Pedagogia dos Multiletramentos pode ser trazida para a formação de um conhecimento que se renova e reconstrói a todo instante, visando ao desenvolvimento crítico por meio da aproximação entre teoria, prática e realidade do estudante em contexto escolar. O entendimento pode promover o desenvolvimento social e a busca de sua liberdade para além da econômica, ou seja, sua consciência como cidadão participativo (FREIRE, 1967) e incluso nas transformações da sociedade (SEN, 2000). O Novotec é uma modalidade de ensino médio profissionalizante e ainda se apresenta como possibilidade de itinerário formativo no Novo Ensino Médio. Assim, o presente estudo irá se constituir para responder ao seguinte problema: quais as repercussões de uma Pedagogia dos Multiletramentos em língua portuguesa para a formação de estudantes na modalidade técnica Novotec e que possibilitam o desenvolvimento social? Nesse sentido, apresenta o objetivo geral que é refletir sobre a construção do conhecimento, no ensino de língua portuguesa, na formação técnica, oferecida pelo Novotec, por meio da Pedagogia dos Multiletramentos, a fim de observar as possíveis repercussões para o desenvolvimento social, especialmente o educacional. Como metodologia se fazem necessárias as discussões históricas e bibliográfica, pois se busca a correlação entre desenvolvimento social nas áreas educacional e tecnológica para as transformação e autonomia do indivíduo. Para tanto, para compor o corpus da pesquisa, considerando as categorias dos multiletramentos em âmbito de design, foi feita uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), com estudantes do ensino médio do curso Novotec, a partir de um projeto desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio, levando em conta o uso das tecnologias e das várias linguagens em contextos multimodais. Os projetos resultantes constituíram os dados da pesquisa que foram analisados, comparativamente com as competências gerais trazidas na BNCC. Os resultados apresentaram o domínio dos estudantes sobre os objetos de conhecimento, as habilidades próprias dos campos de atuação do estudo e pesquisa, além do jornalístico-midiático, relativamente ao gênero documentário, incluindo aí o domínio de técnicas e tecnologia do contexto audiovisual. Seguramente, uma formação para a cidadania e para o mercado de trabalho futuro.
Métriques
Références
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br , 2019. Acesso em 12 de set. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Novo Ensino Médio: Dúvidas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores. Acesso em: 7 set. 2023.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiltetramentos: desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Eliza Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa.; trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
INDICADOR NACIONAL DE ALFABETISMO FUNCIONAL (INAF). Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/habilidades-e-niveis-de-alfabetismo/ . Acesso em 24 de março de 2024.
NUSSBAUM, Martha Educação para o lucro, educação para a liberdade. Revista Redescrições- Revista Redescrições online do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana, ano I, número 1, 2009.
file:///C:/Users/Labom/Downloads/decastrosusana,+5Nussbaum%20(2).pdf
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009
RIBEIRO, Ana Elisa. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. In: Diálogo das Letras, v.9, p.1-19, 2020. file:///C:/Users/Labom/Downloads/Dialogo-das-Letras-manifesto-MLM.pdf
SÃO PAULO, Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Executivo I, São Paulo, 132 (258) – 56, quarta-feira, 28 de dezembro de 2022.
https://www.etecparquedajuventude.com.br/ArquivosPdf/etec-regimento-comum-2022.pdf , acesso em: 12 dez. 2023.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOARES, Magda B. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Especialist 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.