Proposta de estudo de Poemas para a Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69049

Palabras clave:

Sequência Didática, Poema, Intertextualidade

Resumen

Este artigo retrata uma prática de sequência didática sobre o gênero textual Poema, realizada com turmas do Ensino Fundamental e Médio, que teve como objetivo fomentar a compreensão de Intertextualidade a fim de ampliar a criticidade, estimular a escrita criativa e promover uma reflexão sobre os contextos sociais dos estudantes envolvidos. A metodologia usada sobre sequência didática e progressão de atividades seguiu o que propõe Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os referenciais teóricos versaram sobre o que Koch e Elias (2024) e Koch (2012, 2022) afirmam sobre a intertextualidade; além de Mazzi (2011) acerca do que compreende a respeito da intertextualidade literária, como um fenômeno linguístico e discursivo; Rouxel (2013) para elucidar a interpretação de textos literários e sua forma de recepção; e Teixeira (2011) para retratar a análise linguística e sua contribuição na interpretação de texto. Destaca-se a interação entre textos como fundamental para a construção plurissignificativa, enfatizando a importância da análise contextual e das relações intertextuais na interpretação de textos. Como resultado, foram observadas produções criativas e interessantes a partir das rodas de leitura e da análise perceptiva dos poemas “José”, de Drummond, e “Drummundana”, de Alice Ruiz.

Biografía del autor/a

Carla Moreira da Cunha, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Possuo graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo(1998). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Mayelli Caldas de Castro, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas – FICAB. Especialização em Ensino de Língua Inglesa – UFES. Mestrado em Estudos Linguísticos – UFES. Doutorado em Linguística Aplicada – UFMG.

Professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES – Campus Vitória.

Professora da área de Línguas e Linguagens.

IFES – Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

Pesquisa na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de inglês como língua estrangeira, Estudos da Tradução, Estilística Tradutória e Linguística de Corpus; e pesquisas sobre Texto e Ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Tureta, N. M., Cunha, C. M. da, & Castro, M. C. de. (2025). Proposta de estudo de Poemas para a Educação Básica. The ESPecialist, 46(1), 306–325. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69049

Número

Sección

Dossier Language teaching and everyday practices