Proposta de estudo de Poemas para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69049Palavras-chave:
Sequência Didática, Poema, IntertextualidadeResumo
Este artigo retrata uma prática de sequência didática sobre o gênero textual Poema, realizada com turmas do Ensino Fundamental e Médio, que teve como objetivo fomentar a compreensão de Intertextualidade a fim de ampliar a criticidade, estimular a escrita criativa e promover uma reflexão sobre os contextos sociais dos estudantes envolvidos. A metodologia usada sobre sequência didática e progressão de atividades seguiu o que propõe Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Os referenciais teóricos versaram sobre o que Koch e Elias (2024) e Koch (2012, 2022) afirmam sobre a intertextualidade; além de Mazzi (2011) acerca do que compreende a respeito da intertextualidade literária, como um fenômeno linguístico e discursivo; Rouxel (2013) para elucidar a interpretação de textos literários e sua forma de recepção; e Teixeira (2011) para retratar a análise linguística e sua contribuição na interpretação de texto. Destaca-se a interação entre textos como fundamental para a construção plurissignificativa, enfatizando a importância da análise contextual e das relações intertextuais na interpretação de textos. Como resultado, foram observadas produções criativas e interessantes a partir das rodas de leitura e da análise perceptiva dos poemas “José”, de Drummond, e “Drummundana”, de Alice Ruiz.
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