Inglês como língua franca: explicações e implicações
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a2Palavras-chave:
Inglês, Língua Franca, Ensino, AprendizagemResumo
O Inglês como Língua Franca (ILF) tem como foco a comunicação em diferentes contextos e é um campo de pesquisa que nos ajuda a refletir sobre a posição que a língua inglesa ocupa no globo e como nós, do círculo em expansão (KACHRU, 1982, 1992), devemos nos posicionar em relação a ela. Nosso objetivo aqui refletir, com base em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, sobre a Língua Franca, o conceito, seu surgimento e as implicações no ensino e na aprendizagem da língua inglesa, com base em estudiosos da área. Concluímos, pois, que o ILF nos traz uma pedagogia que pressupõe uma prática preocupada em se reposicionar diante de visões monolíticas e monológicas e, assim sendo, a língua inglesa passa a ter identidades multiculturais e características locais, propondo um movimento de ruptura diante de um discurso de língua que perpetue desigualdades.
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