O discurso da posição sujeito-tutor em cursos de educação a distância: uma análise da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a3

Palavras-chave:

Educação a distância (EaD), Prática pedagógica, Sujeito-tutor, Análise de discurso materialista

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o discurso dos tutores sobre a prática pedagógica realizada em cursos de educação a distância frente a diferentes situações. Participaram da pesquisa 56 tutores, distribuídos em 12 polos de estudo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por perguntas relativas a atuação do tutor frente a diferentes situações do contexto escolar e autoavaliação. A coleta de dados foi realizada na forma on-line, por meio dos recursos da ferramenta Google Drive. O link para a pesquisa foi disponibilizado na plataforma dos cursos investigados. A partir dos resultados obtidos, elaboraram-se os recortes, organização dos dados, interpretação e análise, à luz da Análise de Discurso materialista. O discurso apresentado pelos sujeitos-tutores evidencia a necessidade de mudanças no processo pedagógico estrutural dos cursos, qualificação e atualização constantes para que ocorra uma melhoria na qualidade da educação a distância, em que os tutores são elementos constitutivos.

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Biografia do Autor

Sandra Luzia Wrobel Straub, Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil. Departamento de Pedagogia.

Departamento de Pedagogia

Tânia Pitombo de Oliveira, Universidade do Estado do Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil. Programas de Pós-Graduação PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras

Departamento de Letras

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Departamento de Educação

Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Psicologia da Educação

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Straub, S. L. W., Oliveira, T. P. de, & Alliprandini, P. M. Z. (2018). O discurso da posição sujeito-tutor em cursos de educação a distância: uma análise da prática pedagógica. The Especialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a3

Edição

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Artigos