Problematizando a noção de imersão em letramentos digitais no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

  • Francisco Gabriel Cordeiro da Silva Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3621-1566
  • Marco Antônio Margarido Costa Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64561

Palavras-chave:

Letramentos Digitais, Práticas letradas digitais, Estágio de Língua Inglesa, Ensino remoto, COVID-19

Resumo

Este artigo objetiva analisar e discutir as práticas letradas digitais de licenciandos durante a realização do estágio supervisionado obrigatório no período de setembro a dezembro de 2020 do curso de Letras – Língua Inglesa, de uma universidade pública localizada no interior do Nordeste. Devido à pandemia de COVID-19, o componente de Estágio de Língua Inglesa: 3º ano do Ensino Médio ocorreu de maneira completamente remota, por meio de tecnologias digitais. Para o enfoque teórico-metodológico deste estudo, selecionamos alguns dados e focalizamos especialmente no entendimento dos estagiários sobre a noção de imersão em letramentos digitais durante a execução das etapas constituintes do estágio. Após a análise dos dados, foi possível constatar que, diante do fato de que a maioria dos estagiários afirmou que não houve imersão em letramentos digitais neste período, a apreensão das práticas letradas realizadas se coaduna com a perspectiva autônoma, referindo-se à noção de desenvolvimento de habilidades, neste caso, com os aparatos e recursos digitais, opondo-se à perspectiva sociocultural e ideológica (Buzato, 2006; Kleiman, 1995; Lankshear, Knobel, 2011; Street, 1986, 2010, 2012).

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Biografia do Autor

Francisco Gabriel Cordeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil.

Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor vinculado ao Departamento de Letras e Artes da UEPB.

Marco Antônio Margarido Costa, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Doutor em Letras pela USP. Professor vinculado à Unidade Acadêmica de Letras da UFCG.

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Silva, F. G. C. da, & Costa, M. A. M. (2024). Problematizando a noção de imersão em letramentos digitais no contexto da pandemia de COVID-19. The Especialist, 45(3), 88–106. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e64561