Emoções e escrita

a escrita como uma ferramenta catártica e transformadora de narrativas pessoais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67943

Palabras clave:

estudos narrativos, emoções, escrita, catarse, narrativas pessoais

Resumen

possibilita a transformação de narrativas pessoais por meio de sua prática regular. A ressignificação de memórias através de narrativas repetidas desempenha um papel fundamental na construção e reconstrução das identidades individuais e coletivas. A fundamentação teórica deste estudo apoia-se nos estudos narrativos de Labov (1972), Polkinghorne (1988), Mishler (1991; 2002), Järvinen (2004) e Santos (2022), além da teoria do dialogismo, conforme apresentada por Holquist (1990) a partir do Círculo de Bakhtin. As interrelações entre arte, emoções, catarse aristotélica e a criação narrativa advinda da prática escrita são analisadas à luz das teorias de Spinoza (1667; 2009), Vigotsky (2001), Chauí (2002), Smyth & Nazarian (2007) e Faria, Dias & Camargo (2019). Veloso e Busarello (2018) sublinham a importância dos afetos e emoções na pesquisa acadêmica e seu impacto na práxis social, enquanto Knowles, Wearing & Campos (2011) e Smyth & Nazarian (2007) oferecem definições e discutem os efeitos da escrita expressiva. A análise inclui uma entrevista com uma escritora durante o processo de criação de uma obra de ficção, com o objetivo de investigar como a prática escrita contribui para o equilíbrio mental e emocional, bem como para a construção e ressignificação de suas narrativas pessoais.

Biografía del autor/a

Carollina da Costa Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carollina da Costa Barbosa possui licenciatura em Letras: Português/Inglês pela UFRJ e atualmente é mestranda do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), com especialização na área de pesquisa Discurso e Práticas Sociais.

William Soares do Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

William Soares dos Santos é professor da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua como professor de Prática de Ensino de Português/Italiano. É professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) (no qual é coordenador) da Faculdade de Letras da UFRJ. Foi professor visitante da Università Federico II, Napoli, em 2019, 2022 e 2023. Suas pesquisas envolvem Estudos sobre Narrativa em interface com Educação, Formação de Professores, Performances em contextos específicos (como religiosos e educacionais) e Processos de Leitura de literaturas brasileiras, italianas e inglesas.

Citas

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Publicado

2025-06-11

Cómo citar

Barbosa, C. da C., & Santos, W. S. do. (2025). Emoções e escrita: a escrita como uma ferramenta catártica e transformadora de narrativas pessoais. The ESPecialist, 46(1), 434–457. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67943

Número

Sección

The affective turn in Applied Linguistics