O ensino de inglês e a poesia

uma proposta pós-método e intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e70185

Palavras-chave:

poesia, pós-método, língua inglesa

Resumo

Este trabalho busca analisar como práticas pedagógicas, fora da esfera tradicional, mas guiadas pelo Pós-Método, podem levar textos literários em língua inglesa para os anos finais do ensino fundamental, a fim de trabalhar aspectos para além da gramática e com enfoque em questões interculturais. Quanto à metodologia deste trabalho, apresentamos uma pesquisa bibliográfica a respeito do Pós-Método (Kumaravadivelu, 1994), concepção de língua, decolonialidade e educação crítica (Freire, 1997; hooks, 2013; e Canagarajah, 2023), interculturalidade (Weissmann, 2018), assim como a Base Nacional Curricular (Brasil, 2018), a qual, ao elencar o inglês como Língua Franca, reconhece-o como um idioma que possibilita o contato com outras culturas. De forma propositiva, propõem-se possibilidades de atividades que promovem a diversidade, apresentando-se as habilidades da BNCC e as macro e micro estratégias próprias do pós-método, as quais visam propor práticas que exercitem o olhar crítico e sensível, além de ampliar o repertório cultural, artístico, linguístico e político dos estudantes. Nesse sentido, o trabalho viabiliza um caminho para pensar a poesia em LI e seu letramento em sala de aula, dando oportunidade para compreender a diversidade deste gênero textual, tal como sua importância e relevância social, por meio da implementação de uma pedagogia pós-método, oferecendo uma oportunidade de reconfigurar o papel do professor e do aluno na sala de aula e conferindo-lhes autonomia.

Biografia do Autor

Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos, Faculdade Sesi de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

Professora do curso de Linguagens da Faculdade Sesi de Educação. Doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra pela mesma instituição. Possui especializações em ensino de língua e literatura e é graduada em Letras – Português e Inglês. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos Vozes Esquecidas da Literatura.

Paula Cristina Bullio, Faculdade Sesi de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

Coordenadora do curso de Linguagens na Faculdade SESI de Educação. Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio na universidade Sorbonne Nouvelle III. Possui graduação em Letras (inglês/português) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, participa do grupo NaLíngua (CNPq), acerca dos processos de formação da subjetividade da criança e aquisição da linguagem (materna e estrangeira). Além disso, tem se dedicado ao estudo do ensino decolonial da Língua Inglesa e da formação de professores, assuntos sobre os quais iniciou um projeto de pós-doutorado no departamento de Letras Modernas da FFLCH – USP.

Julia Roll Silva, Faculdade Sesi de Educação, São Paulo, SP, Brasil.

Graduada em Linguagens pela Faculdade SESI de Educação. Atualmente é professora de língua inglesa na Rede SESI-SP de Educação.

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Campos, V. H. M. de, Bullio, P. C., & Silva, J. R. (2025). O ensino de inglês e a poesia: uma proposta pós-método e intercultural. The Especialist, 46(1), 263–284. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e70185

Edição

Seção

Dossiê Ensino de línguas e práticas cotidianas