O ensino de inglês e a poesia
uma proposta pós-método e intercultural
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e70185Palavras-chave:
poesia, pós-método, língua inglesaResumo
Este trabalho busca analisar como práticas pedagógicas, fora da esfera tradicional, mas guiadas pelo Pós-Método, podem levar textos literários em língua inglesa para os anos finais do ensino fundamental, a fim de trabalhar aspectos para além da gramática e com enfoque em questões interculturais. Quanto à metodologia deste trabalho, apresentamos uma pesquisa bibliográfica a respeito do Pós-Método (Kumaravadivelu, 1994), concepção de língua, decolonialidade e educação crítica (Freire, 1997; hooks, 2013; e Canagarajah, 2023), interculturalidade (Weissmann, 2018), assim como a Base Nacional Curricular (Brasil, 2018), a qual, ao elencar o inglês como Língua Franca, reconhece-o como um idioma que possibilita o contato com outras culturas. De forma propositiva, propõem-se possibilidades de atividades que promovem a diversidade, apresentando-se as habilidades da BNCC e as macro e micro estratégias próprias do pós-método, as quais visam propor práticas que exercitem o olhar crítico e sensível, além de ampliar o repertório cultural, artístico, linguístico e político dos estudantes. Nesse sentido, o trabalho viabiliza um caminho para pensar a poesia em LI e seu letramento em sala de aula, dando oportunidade para compreender a diversidade deste gênero textual, tal como sua importância e relevância social, por meio da implementação de uma pedagogia pós-método, oferecendo uma oportunidade de reconfigurar o papel do professor e do aluno na sala de aula e conferindo-lhes autonomia.
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