v. 52 (2022): Fluxo Contínuo

Preâmbulo

Esta edição temática da Revista Intercâmbio é constituída por uma seleção de trabalhos apresentados no II Congresso Internacional em Variação Linguística nas Línguas Românicas, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, em junho de 2021.

Este encontro científico, que deveria ter sido presencial, a organização decidiu realizá-lo on-line, devido à pandemia do SARSCOV2, já que tinha já sido adiado, por mais do que uma vez. Apesar disso, reuniu investigadores das mais diversas áreas da variação linguística em geral e com particular enfoque em estudos de geoprosódia, ligados ao Projeto AMPER-POR (Atlas Prosódico Multimédia para o português europeu e português brasileiro).

Uma outra seleção de textos também apresentados nesse Congresso, que abordam diversas temáticas no âmbito da Variação Linguística nas Línguas Românicas, deu origem a uma outra publicação em forma de e-book, com a chancela da UA Editora (https://ria.ua.pt/)

Este número da Revista, intitulado A prosódia das línguas românicas II, inclui 8 estudos, sendo o primeiro deles resultante da Conferência de abertura do evento acima referido. Estes artigos abordam vários aspectos da variação prosódica e incluem análise de corpora, metodologias de pesquisa e de segmentação do sinal acústico, técnicas de análise experimental, bem como ferramentas concebidas para a realização de testes perceptuais.

Todos os artigos incluídos nesta edição foram submetidos a um painel internacional de avaliadores, para uma revisão e avaliação cega por pares.

Agradecemos aos autores o fato de nos terem confiado o seu trabalho. Também um agradecimento muito especial aos revisores anónimos, não só por se terem disponibilizado para reverem alguns textos, mas também pelas suas críticas relevantes.

As editoras do volume:

Lurdes Moutinho (CLLC/UA) – Portugal
Sandra Madureira (PUC/SP) - Brasil

Publicado: 2022-12-22