UMA ANÁLISE SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A IMPLANTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1711-1738

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, BNCC, Lei nº 13.415/2017, Políticas neoliberais.

Resumo

No presente artigo discorreremos a respeito das influências das políticas neoliberais sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com a reforma do Ensino Médio. Esta discussão terá como norte as políticas neoliberais, uma vez que elas atuam na configuração do perfil do Ensino Médio, por meio da Lei nº 13.415/2017, a qual fornece subsídios para a efetivação da referida reforma e da implantação da BNCC, alterando vários artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Apesar da complexidade do tema, frente às inúmeras questões, envolvidas por diversos segmentos da sociedade que, muitas vezes apresentam interesses antagônicos, é possível observar a veiculação de ideologias neoliberais, como o incentivo à Educação Profissional e o favorecimento de parcerias público-privadas. Com relação à implantação da BNCC, o objetivo principal é propor a reformulação curricular da Educação Básica, norteando os conteúdos e as práticas do professor. No entanto, foi constatado que muitos aspectos da reforma encontrarão sérios problemas para sua efetivação, como por exemplo, o baixo investimento nas escolas, que estão impossibilitadas para ofertar o que está sendo proposto. Este fato caminha na contramão das políticas de ajuste fiscal e da limitação dos gastos públicos, por vinte anos, previstas pela Emenda Constitucional 95/2016. Observa-se, ainda, que na impossibilidade de investimentos, a terceirização e a privatização, amparadas pela Lei nº 13.415/2017, possivelmente, aumentarão, consideravelmente, havendo dessa forma direcionamento de recursos públicos para instituições privadas. Ademais, verificou-se que a flexibilização do ensino e a reorganização curricular tendem a uma diminuição dos conteúdos historicamente sistematizados, promovendo o esvaziamento e a precarização do ensino público.

Biografia do Autor

Shalimar Calegari Zanatta, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Professora de Física do Colegiado de Ciências Biológicas da UNESPAR.

Mestrado e Doutorado na Física do Estado Sólido e professora da pós graduação PPIFOR - Mestrado em formação de Professores.

Emerson Pereira Branco, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). É Professor de Matemática - Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. Atualmente é Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí.

Alessandra Batista de Godoi Branco, Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí-PR.

Mestra em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).  É Pedagoga na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí-PR.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Física, orientador do programa PCM - programa interdisciplinar na área de Ensino e Formação de professor.

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Publicado

2019-12-19

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Artigos